Ambiente 01 abril 2015
Parece inofensivo, mas um exfoliante pode ter um efeito negativo no ambiente | Foto: Dan Deluca/Creative Commons

Ninguém diria, mas aquele exfoliante que usas para limpar a pele é responsável por um grave problema ambiental.

Alguns estados norte-americanos estão a debater a proibição do que em inglês é designado por "microbeads" - as pequenas partículas de plástico presentes sobretudo em exfoliantes faciais e corporais. 

Seria provavelmente a última coisa de que nos lembraríamos se nos pedissem para enumerar responsáveis pelo lixo de plástico que vai parar aos oceanos. 

COMO É QUE ALGO TÃO PEQUENO...

A questão é precisamente o tamanho. Por se tratar de partículas mínimas - têm uma espessura equivalente à de cinco fios de cabelo - os sistemas de tratamento que limpam a água quando ela vai pelo cano abaixo não são capazes de as detetar e remover. 

Seguem assim para rios, lagos, mares e oceanos, onde se torna missão impossível capturá-las, mais uma vez devido às suas ínfimas proporções. 

Num dos cinco grandes lagos da América do Norte, os cientistas encontraram uma média de 17 mil micro partículas de plástico por quilómetro quadrado, conforme noticia o jornal "The Badger Herald". 

O problema com estas bolinhas de polietileno (o tipo de plástico de que são feitas) não termina aqui. 

LIMPAR POR UM LADO, POLUIR POR OUTRO

Os peixes podem confundi-las com alimentos e ingeri-las, causando-lhes inúmeros problemas de saúde. Um deles relaciona-se com a toxicidade, pois as partículas têm também a capacidade de absorver grandes quantidades de químicos presentes na água. 

O problema é ainda maior se pensarmos que ao comer um delicioso peixe podemos estar a ingerir polietileno.  

Já há quem passe a pente fino as etiquetas dos produtos alimentares. O melhor talvez seja passarmos a fazer o mesmo com os produtos de higiene (exfoliantes, mas também dentríficos, sabonetes, shampoos ou gel de banho) que levamos para casa. 

SABIAS QUE?

Podes fazer o teu próprio exfoliante em casa com produtos naturais. Nada mais simples: pega numa colher de sopa de mel, junta-lhe uma boa dose de açúcar e aí tens um ótimo preparado para remover as impurezas. Se experimentares, não te esqueças de aplicar um creme hidratante depois de lavares a pele. 

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar