Ambiente 03 fevereiro 2016
Pedro é um jovem agricultor urbano e consultor | Foto: D.R.

O JORNALÍSSIMO estreia uma nova página intitulada 'As Dicas do Pedro Agricultor', com cheiro a terra e água fresca. 

Amanhã vamos dar início a uma nova rubrica do Jornalíssimo. Todos os meses, Pedro Rocha, "Pedro Agricultor" para os amigos, vai trazer aqui um cheirinho do que se está a passar no campo.

A rubrica "As Dicas do Pedro Agricultor" vai falar-nos sobre os ditados populares relacionados com a agricultura em cada altura do ano, contar-nos o que se está a plantar e/ou a colher, dar conselhos para quem já põe - ou quer começar a pôr - as "mãos na terra".

Em cada rubrica, Pedro abordará, ainda, um alimento que se relacione com o mês em que escreve. A estreia desta colaboração vai ser temperada com alho. Sabias que o alho foi um importante alimento para os construtores da Pirâmide de Gizé? Amanhã ele conta.

Pedro Rocha é um agricultor urbano, de 40 anos, natural de Espinho, que presta serviços como consultor nesta área, ajudando as pessoas a cultivar alimentos na cidade, seja num quintal, numa marquise ou numa pequena varanda.

Além de consultor e agricultor urbano, interessa-se por novos conceitos de relação entre consumidores e produtor.

Tem-se dedicado à agricultura de proximidade, que defende a produção local para consumo local, seguindo os princípios da agricultura biológica (podes saber mais sobre o tema nesta entrevista que o JORNALÍSSIMO lhe fez em dezembro passado).

A agricultura de proximidade foi a raiz do projeto que fundou, em 2006, e se chamava, justamente, 'Projeto Raízes'. Hoje, integra uma associação que quer promover esse conceito de proximidade, a Associação 'Moving Cause'.

O interesse de Pedro Rocha pela natureza começou cedo e levou-o até ao Reino Unido. Foi lá, na Universidade de 'South Wales', que se licenciou em 'Ciências do Ambiente e Poluição' e iniciou o seu trabalho como consultor de um projeto de desenvolvimento rural em Cabo Verde, através da empresa 'Hydroplan GmbH', onde trabalhava.

Podes consultar a página dele aqui.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar