Ambiente 05 abril 2017
O Noocity Growkit é uma espécie de horta-puzzle | Foto: Noocity

De plantas a fertilizante, este 'kit' vem com tudo o que precisas para aprender a cultivar alimentos.

És daqueles que alimentas o sonho de ter uma pequena horta na varanda de tua casa ou naquele espaço livre da marquise? Já fizeste algumas tentativas que te deixaram com a sensação de que a agricultura não é para ti?

Talvez esta solução pensada por uma 'startup' portuguesa, a Noocity, incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, te venha dar alento para pores (ou voltares a pôr) as mãos na terra.

O agricultor urbano Pedro Rocha, um dos elementos da equipa da 'Noocity' - se és seguidor do Jornalíssimo, conhece-lo bem (ao longo de todo um ano teve aqui uma rubrica mensal, As Dicas do Pedro Agricultor) - diz que, com este 'kit', "ter uma pequena horta é mais fácil do que cuidar do gato lá de casa".

A ideia do 'Noocity Growkit', prossegue Pedro, "é capacitar as pessoas para o cultivo", "ajudar as pessoas a transformarem-se em agricultores urbanos".

Mas em que consiste, afinal, o 'kit'? Digamos que é uma espécie de horta-puzzle, uma vez que vem com todos os elementos necessários para a montar e, quem adquirir o 'kit', só tem de juntar as "peças", seguindo as instruções dadas num pequeno guia e aprendendo com um agricultor urbano, através de um audioguia.

Essas "peças" são um saco colorido (para já só o azul está disponível), no qual se insere um sistema de sub-irrigação, com um reservatório de água que garante as necessidades das plantas durante um período de até três semanas. Ou seja, não é preciso estar a regar todos os dias e não se corre o risco de deitar água a mais ou a menos às plantas, ameaçando a sua sobrevivência. Além disso, permite poupar muita água.

 

Com o saco e esse sistema que se monta facilmente vem, ainda, uma seleção sazonal de plantas bebés biológicas e livres de pesticidas para cultivar e, também, uma garrafa de fertilizante igualmente biológico, que garantirá a nutrição desta mini-horta ao longo do tempo.

Para tornar a comercialização deste produto possível, a 'Noocity' lançou uma campanha de crowdfunding no Indiegogo. Nesta página, é possível pré-encomendar o 'Growkit' a um preço especial de pré-venda (€79), ao mesmo tempo que se dá um contributo à empresa para poder prosseguir no desenvolvimento destes 'kits' (sendo que se podem dar contributos menores, pré-encomendar só as plantas e o fertilizante ou só o saco).

Se o primeiro objetivo da campanha for atingido (15 mil euros), a 'Noocity' irá lançar um 'Growbag' verde, que se somará ao azul, com um pacote especial de plantas para saladas. Se for alcançado o segundo objetivo (35 mil euros), a 'Noocity' lançará também um saco castanho e outro amarelo com um 'kit' de plantas para sopas e outro para ervas aromáticas.

A campanha decorre durante todo o mês de abril e é já a segunda vez que a 'Noocity' recorre ao 'crowdfunding' para viabilizar um produto seu. A campanha anterior foi bem-sucedida e ajudou a lançar um produto em tudo semelhante a este, mas de maiores dimensões.

Esta 'startup' dedica-se a desenvolver soluções para promover a agricultura nas cidades, ajudando a manter o contacto com a natureza e a desenvolver o respeito pelo meio-ambiente.

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar