Animais 04 janeiro 2017
Começou a contagem de animais no Zoo de Londres | Foto: ZSL London Zoo

A tarefa leva cerca de uma semana aos tratadores do Jardim Zoológico de Londres.

Se pensas que censos é coisa de humanos, estás enganado. Há censos de animais e no 'ZSL London Zoo', eles realizam-se anualmente por esta altura.

Todos os tratadores são mobilizados para este trabalho, que demora cerca de uma semana (às vezes mais) a ser concluído.

Há tratadores que têm o trabalho mais facilitado do que outros...

Nenhum animal fica fora da contagem

Se contar leões, hipopótamos ou girafas não parece tarefa difícil, o mesmo já não se poderá dizer de animais que não param quietos, como peixes ou pássaros, e de animais de pequenas dimensões, como caracóis ou aranhas.

Menos mal que as formigas podem ser contadas por colónias e não uma a uma...

Os colaboradores do Jardim Zoológico têm algumas técnicas que os ajudam neste trabalho.

Para contar os peixes servem-se da máquina fotográfica. A imagem fixa ajuda a que não contem o mesmo peixe mais do que uma vez. Já no caso dos pinguins, optam por ver quantos são na hora de lhes dar de comer, quando eles se põem todos em fila.

A contagem anual dos animais é obrigatória nos jardins zoológicos ingleses, sob pena de perderem a licença de funcionamento.

Um inventário com vista à preservação das espécies

No final, os números são registados no 'International Species Information System' (Species360), que permite conhecer o estado de cada uma das espécies animais a nível mundial e gerir melhor programas de procriação no caso de espécies em vias de extinção.   

Neste Jardim Zoológico há mais de 712 espécies de mamíferos, pássaros, répteis, peixes e invertebrados. Em anos anteriores, a contagem já chegou aos 15 mil animais!

Neste 'stocktake' de 2017 há alguns bichos que serão contados pela primeira vez, como o primeiro bebé aye-aye do zoo ou o par de crias de tigres-de-sumatra, Achilles e Karis. A família dos pinguins de Humboldt também ganhou mais quatro membros em 2016 e a dos primatas mais três, com os nascimentos de macacos colobus, mangabey e Sulawesi.

LÊ TAMBÉM: Um outro conceito de zoo é preciso

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar