Artes 16 março 2015
Os eyebombers querem dar um toque de alegria ao espaço público | Foto: Eyebombing Flickr

Com olhos, o mundo tem mais piada - o lema dos adeptos de eyebombing deve ser algo do género.

"Eyebombing é a arte de colar olhos em objetos inanimados do espaço público, de forma a emprestar-lhes um toque de vida". 

A definição é dada no site deste movimento que assume, assim, o propósito de "humanizar estradas e tornar mais felizes os transeuntes". 

Além de um site, os eyebombers têm um grupo no Flickr e no Reddit. Visitando-os fica-se a saber que esta forma de arte urabana obedece a regras. Por exemplo, colocar simples autocolantes de olhos nos objetos não vale. Para ser eyebombing é obrigatório usar olhos animados.

No site é possível encomendar kits de olhos, com preços que variam entre aproximadamente quatro e 12 euros.

Outra norma é que só é eyebombing se os olhos forem colocados em objetos de espaços públicos (interiores ou exteriores). 

O movimento começou com dois dinamarqueses, mas já tem seguidores em todo o mundo. Na página oficial, os mentores do eyebombing dizem que ele se diferencia das outras formas de street art.

Ao contrário delas, escrevem, os eyebombers não são movidos por "motivos egocêntricos, como tornar-se visível, respeitado ou por uma esperança de vir a ser famoso". 

Em vez de uma "luta pelo espaço público", eles pretendem que o eyebombing seja visto como um extra simpático dado a esse espaço". 

 

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar