Artes 23 abril 2015
Quando chovia não havia teatro | Foto: Steve Colls/Creative Commons

Já não é preciso esperares por uma ida a Londres para entrares no The Globe.

Abril é o mês do nascimento e da morte de Shakespeare. O dramaturgo inglês nasceu em 1564 e morreu 52 anos depois, em 1616. 

Para assinalar a data do seu aniversário (faria 451 anos se fosse vivo), o teatro onde estreou muitas das suas peças - como Hamlet, Otelo, Macbeth ou O Rei Lear - lançou uma app gratuita, a Shakespeare's Globe 360, exclusiva para a Apple Store. 

Se a descarregares, podes perceber a estrutura do teatro e fazer uma visita ao Globe Theatre, quase como se estivesses na capital do Reino Unido. A app oferece uma visão de 360 graus, com fotografias de alta definição que permitem ver pequenos detalhes. Dentro da app, há até a possibilidade de tirarmos uma fotografia ao ambiente virtual que estamos a ver. Nós tirámos esta:

Cada um determina o rumo da visita, movimentando o telemóvel para um lado e para o outro, para cima e para baixo. Basta tocar em determinados pontos para se obter informação (escrita ou em vídeo, com um ator a fazer de guia) sobre o que vamos vendo. 

O único senão é que, para termos uma perspetiva do teatro a partir do palco e para espreitarmos os bastidores, temos de pagar cerca de um euro. 

A parte gratuita já dá para ficar com uma ideia do espaço, que é uma reconstrução do original, feita em 1997, praticamente no local do antigo teatro. 

 

O primeiro The Globe foi inaugurado em 1599, ao lado do rio Tamisa. Foi a companhia de que Shakespeare fazia parte - the Lord Chamberlain's Men - que o construiu. Aliás, cada um dos atores era também proprietário. 

Apesar de ter alguns lugares cobertos, era um teatro ao ar livre, como era normal na época (embora houvesse também salas de teatro), razão pela qual não havia peças quando chovia, nem nos meses de inverno. 

Feito de madeira, o Globe Theatre foi destruído por um incêndio em 1613. 

Se quiseres saber mais sobre o teatro onde Shakespeare trabalhou quase vinte anos, visita a página oficial do The Globe. Se fores a Londres, fica a saber que podes não só visitar o espaço, onde há também um museu, como assistir a uma peça de Shakespeare. 

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar