Artes 07 dezembro 2016
Na Comic Con cada um pode ser o que quiser | Foto: Comic Con Portugal/Facebook

São 4 dias de 'Comic Con Portugal', com menos esperas e espaço para mostrares o teu talento.

Em números, a 'Comic Con Portugal 2016' conta-se este ano assim: 100 convidados, 200 painéis, 4 dias (mais um do que nas duas edições anteriores, de 8 a 11 de dezembro), 45 000 metros quadrados da Exponor, em Matosinhos, o que corresponde a seis pavilhões ocupados.

Depois há "n" atividades em simultâneo em cinco grandes áreas: Cinema & TV, Banda Desenhada e Literatura, Film & Video, Gaming, Cosplay.

 

Todos estes números têm um objetivo: "A Comic Con Portugal é feita, acima de tudo, para proporcionar uma grande experiência" a quem for a esta que é a maior convenção da Cultura Pop em Portugal. Entre aspas estão as palavras do diretor geral do evento, Paulo Cardoso.

No ano passado foram 53 mil os visitantes que passaram pela Exponor. Este ano deverão ser mais ainda. E Paulo Cardoso garante a quem já participou nos anos anteriores que, desta vez, haverá uma nova forma de se entrar no recinto e, portanto, menos tempo de espera. Também a circulação vai ser melhorada e a zona de alimentação e de lojas foi alargada.

 

Nesta edição já não há carro do 'Regresso ao Futuro', mas há a carrinha de 'Scooby-Doo' e todas as marcas presentes (na área do Cinema e Televisão, por exemplo a 'Warner', a 'Paramount', o 'Nickelodeon'), garante o diretor, vão trazer "grandes adereços".

Paulo Cardoso aguça a curiosidade, também, ao não querer revelar nenhum, mas garantir que muitos "efeitos wow" estão preparados para provocar impacto aos visitantes. 

Há estreias de séries marcadas ('Incorporated', 'Childhood's End', 'Aftermath','Midnight Texas') e de jogos como 'Lego Worlds', que será aqui apresentado, bem antes de ser lançado mundialmente (em fevereiro do próximo ano).

 

Esperam-se nomes bem conhecidos. O ator David Bradley já se sabe que cancelou a participação, mas estarão na 'Comic Con Portugal' outros nomes: Cobie Smulders ('How I Met Your Mother'), Lennie James ('The Walking Dead'), Kevin Sussman ('A Teoria do Big Bang'), Jason Isaacs e Katie Leung ('Harry Potter'), Sean Tale ('Reign').

Os criadores do videojogo do 'Pokémon', Junichi Masuda e Shigeru Ohmori também estarão por cá.

 

Já na Banda Desenhada e Literatura, destaque para presenças como Brian Michael Bendis ('Demolidor', 'Era de Ultron'), Chris Claremont ('Uncanny X-Men'), Achdé ('Lucky Luke'), Miguel Mendonça ('Wonder Woman', 'Teen Titans'), Jorge Coelho ('Sleepy Hollow').

Uma grande novidade da edição deste ano, para quem queira mostrar o seu talento perante milhares de pessoas, é o espaço 'Spotlight'. Foi a resposta encontrada pela organização aos inúmeros pedidos de jovens portugueses para se darem a conhecer ao longo da Convenção. Desde que não saia do universo da cultura Pop, qualquer pessoa se poderá inscrever e ter os seus minutos de fama neste espaço.

A música chega, também ao 'Comic Con Portugal', com a colaboração do 'Rock in Rio'.

Na conferência de imprensa de apresentação da CCP, Zé Ricardo, diretor artístico do 'Rock in Rio' mostrou-se satisfeito com esta colaboração e promete que o painel que está a organizar e em que vai participar, centrado na influência da música na cultura pop, vai ser bem descontraído, divertido e terá música à mistura.

A duração dos painéis varia entre os 30 e os 60 minutos, os convidados discutem um determinado tema, apresentam novidades e esperam pelas tuas perguntas.

Houve a preocupação de trazer e impactar os visitantes com aquilo que está a acontecer no panorama nacional e destacar o que se faz por cá ao nível da cultura pop.

Resta-nos desejar-te 4 dias em grande e remeter-te para o site oficial do evento, de que te deixámos apenas um aperitivo.

Vê como foi há um ano:

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar