Atualidade 02 janeiro 2015
Vilnius: a capital da Lituânia | Foto: Aurimas Mikalauskas/Creative Commons

2015 trouxe notas e moedas novas à Lituânia, o 19º país a aderir à moeda única. Achas que sabes tudo sobre o euro?

A Estónia e a Letónia já tinham aderido, agora é a vez do outro país do Báltico, a Lituânia, pôr o euro em circulação, deixando para trás a lita, a moeda do país até ao último dia de 2014.

Com a adesão dos lituanos à moeda única passa a haver 337 milhões de europeus a usar o euro. Para os consumidores, as vantagens são muitas, a começar pela facilidade em viajar e comprar noutros países da zona euro.

Para a Lituânia, a adoçao da moeda única tem, ainda, uma forte carga simbólica: significa uma aproximação ao ocidente europeu e um distanciamento face à Europa de Leste (o país esteve sob o domínio da União Soviética até 1990).

O sonho de pôr uma só moeda em circulação na Europa ainda continua longe. Dos 28 países da União Europeia, nove continuam fora da zona Euro. São eles: Bulgária, Croácia, Dinamarca, Hungria, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia.

A principal desvantagem para os Governos em assumir o Euro como moeda prende-se com a perda de autonomia, pois muitas das decisões relacionadas com a política económica passam a estar na mão do Banco Central Europeu, que tem sede em Frankfurt, na Alemanha.

Algumas curiosidades sobre o euro:

- O símbolo do euro - € - é inspirado numa letra do alfabeto grego, o épsilon, e as duas linhas paralelas simbolizam a estabilidade no interior da zona euro

- Os desenhos das notas representam as várias épocas e estilos arquitetónicos da Europa: clássico (5 euros), romano (10 euros), gótico (20 euros), Renascimento (50 euros), Barroco e Rocócó (100 euros), arquitetura do ferro e do vidro (200 euros), arquitetura moderna do século XX (500 euros)

- Há mais de 15 mil milhões de notas em circulação. Todas juntas, colocadas lado a lado, dariam para preencher cinco vezes a distância da Terra à Lua ou, para teres outro termo de comparação, mediriam o equivalente a 15 mil estádios de futebol

- O número de moedas vai além dos 52 mil milhões e equivale a 250 mil toneladas de metal

- A transição para o Euro, em 2002, foi uma das maiores operações de logística alguma vez realizadas na Europa

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar