Atualidade 12 agosto 2016
Nunca como hoje ouve tantos jovens no mundo | Foto: Francisco Osório/Creative Commons

Há 1,8 biliões de jovens no mundo. E a Diretora-geral da Unesco quer que passem à ação. 

Em 1999, a Organização das Nações Unidas declarou 12 de agosto como o Dia Internacional da Juventude. A ideia de criar esta data surgiu um ano antes, em Lisboa, na conferência mundial de minsitros da juventude.

Como todos os dias especiais que temos no calendário (e são muitos!), a ideia é chamar a atenção para a importância de discutir temas que interessam aos jovens e recordar o papel que a educação dos mais novos desempenha na resolução de problemas que afetam todo o planeta. 

O tema deste ano do Dia Internacional da Juventude pretender envolver os jovens em dois desses problemas de dimensão global: "Rumo a 2030: erradicar a pobreza e alcançar o consumo sustentável". 

A Diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, escreveu uma mensagem dirigida aos jovens de todo o mundo, a propósito da data que hoje se comemora. 

No Twitter, publicou a versão curta de um texto mais extenso que podes ler na integra aqui. Nele, Bokova lança um apelo aos membros da ONU para dar um maior apoio às iniciativas dos jovens e recorda que os jovens "não são apenas o futuro, são o nosso presente"

A diretora da ONU aproveita a data para recordar que "Não basta ter esperança num futuro melhor, é preciso agir já". E as expectativas para o desempenho dos mais novos são grandes: "O nosso planeta nunca foi tão jovem, como 1,8 biliões de jovens de ambos os sexos. É a geração mais conectada, mais franca e com a mente mais aberta que o mundo já conheceu", escreve Bokova.

Promover novas formas de humanismo e solidariedade para combater a pobreza, a marginalização e o desespero são alguns dos desafios que os jovens podem abraçar, sugere. 

Em Portugal, as comemorações nacionais têm lugar em Braga, no âmbito de Braga 2016' Capital Ibero Americana da Juventude, com a presença de jovens de todo o país,.

Se te quiseres juntar à festa mundial podes usar as hashtags #Youth2030, #YouthDay ou #DiaInternacionaldaJuventude. 

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar