Atualidade 22 novembro 2016
A palavra escolhida tem de espelhar o ano que passou | Foto: Oxford Dictionaries

A escolha dos dicionários Oxford é feita anualmente com base numa série de critérios.

Segundo a 'Oxford Dictionaries' a palavra do ano 2016 é 'pós-verdade' - 'post-truth', em inglês. E o que é isso de 'pós-verdade'?

'Pós-verdade' é uma palavra que descreve situações em que apelos à emoção ou as crenças pessoais contribuem mais para a formação da opinião pública do que factos e dados objetivos.

A 'Oxford Dictionaries' justifica a escolha da palavra de 2016 com um pico na utilização de 'pós-verdade' nos últimos meses, especialmente no contexto do referendo no Reino Unido que ditou o 'Brexit' e das eleições presidenciais norte-americanas.

Neste âmbito, realça a 'Oxford', o termo foi empregue sobretudo como adjetivo, associado à palavra 'política': 'post-truth politics'.

Mas, como é escolhida a palavra do ano?

A escolha é feita a partir de um conjunto de palavras. Umas são sinalizadas por editores dos dicionários 'Oxford', outras são sugeridas por leitores que as enviam para a editora ou as escrevem nas redes sociais. A 'Oxford' tem, também, em conta as palavras usadas pelos órgãos de comunicação social, livros, blogues e transcrições de inglês falado.

Este ano, as palavras finalistas foram:

 

A editora dispõe de um programa de recolha linguística, o 'Oxford English Corpus' que, todos os meses, compila cerca de 150 milhões de palavras em inglês corrente.

Com base na informação recolhida através de todas estas vias, a equipa da 'Oxford Dictionaries' chega a uma decisão. Por vezes, surpreendente. Foi isso que aconteceu há um ano, quando a 'palavra' escolhida foi um 'emoji', o de chorar a rir.

A Porto Editora também escolhe a "palavra do ano". A votação de 2016 ainda está a decorrer. Podes submeter a tua sugestão aqui.

 

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar