Atualidade 19 fevereiro 2015
O Ano Novo Chinês dá origem à maior migração humana do mundo | Foto: IQRemix/ Creative Commons

O Ano Novo Chinês só começa hoje. É tudo uma questão de calendário. Nós escolhemos o sol, eles a lua.

Na China, não há outra festividade tão importante como a celebração do Ano Novo, também conhecida como a Festa da Primavera. A data é comemorada em família e responsável por aquela que é a maior migração humana anual do mundo. 

Nesta altura, milhões de chineses viajam para celebrarem o Ano Novo em suas casas. As autoridades estimam que, por estes dias, na China, a população no seu conjunto faça mais de três milhões de viagens!

Isto sem contar Singapura, Vietname e Malásia, outros países que também celebram a data.

"XIN NIAN KUAI LE"

A tradição manda que as casas sejam bem limpas e decoradas em tons de vermelho (acredita-se que a cor mantém a má sorte e os espíritos do mal afastados). À mesa não deve faltar um frango inteiro, símbolo de união familiar, nem "rolos de Primavera", que representam riqueza e prosperidade. 

O que mais se ouve é "Xin Nian Kuai Le", votos de um bom ano em mandarim. Os chineses aproveitam as férias nesta altura do ano para visitar templos, estar com amigos, família e para participar nos coloridos desfiles, onde a "dança do dragão" é obrigatória. 

O Ano Novo Chinês é sempre dedicado a um de doze animais. Pensa-se que esta tradição começou quando Buda convidou todos os animais para passarem a festividade com ele. Os doze que apareceram foram homenageados, sendo-lhes dedicado um ano. 

"CABRAS" FAMOSAS

2015 está a gerar uma grande polémica. Uns dizem que é o Ano do Carneiro, outros defendem ser o Ano da Cabra. O "culpado" é o caracter chinês "yang", que tanto pode significar um animal como outro. 

Ao contrário do nosso zodíaco, os signos chineses dependem do ano em que se nasce e correspondem a animais. Este ano da Cabra/Carneiro inclui pessoas nascidas em 1943, 1955, 1967, 1979 e 2003. E, claro, as que nascerem em 2015. 

Acredita-se que as pessoas que nascem sob o signo destes animais são dóceis (a cabra é uma animal manso), criativas, intuitivas. Diz ainda a cultura popular que as "cabras" (no sentido de signo do zodíaco, claro está) são pessoas tímidas, caseiras e introspetivas, com dificuldade em expressar os seus sentimentos.  

Será? Entre as celebridades que são cabra, estão, por exemplo, o génio da Apple Steve Jobs (criativo, sem dúvida) e as atrizes Nicole Kidman e Julia Roberts. Talvez a beleza seja outro atributo deste signo do zodíaco chinês...

2015 ou 4713?

Na base da diferença de data entre o Ano Novo Chinês e o nosso estão os calendários. Apesar do país ter adotado o calendário gregoriano em 1912, as festividades de Ano Novo regem-se ainda pelo calendário lunar, para manter a tradição. 

Segundo esse calendário, o ano começa na segunda lua cheia depois do início do inverno, o que varia de ano para ano, calhando sempre entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro. Este ano, 19 de fevereiro do calendário solar é o primeiro dia do calendário lunar. 

Outra curiosidade é que seguindo o calendário lunar, a China entra hoje não em 2015, mas no ano 4713!

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar