Atualidade 03 janeiro 2017
Que acontecimentos vão marcar o ano de 2017? | Foto: Alan O'Rourke/Creative Commons

Da cultura ao desporto, de datas comemorativas à política, deixamos-te com alguns assuntos que vão marcar os próximos 362 dias.

1) Aniversários: 10 de iPhone, 25 de sms

Os telemóveis têm este ano duas comemorações importantes. Dentro de uma semana, a 9 de janeiro, assinalam-se os dez anos dessa inovação que veio revolucionar o mundo dos telemóveis: o 'iPhone', apresentado por Steve Jobs em 2007, deixou o mundo a desejar ter nas mãos um telemóvel só com ecrã e sem teclado.

 

Lá mais para o final do ano, a 3 de dezembro, comemoram-se dez anos do primeiro 'Short Message Service'. Quem diria que o SMS já vai fazer 25 anos? Mas vai. A primeiro mensagem de texto foi enviada para um telemóvel em 1992 por um programador britânico, com a mensagem 'Merry Christmas'. 

2) O novo inquilino da Casa Branca

Será já a 20 de janeiro que Donald Trump assumirá a Presidência dos Estados Unidos e fará um discurso na capital, Washington, onde fica a residência oficial do Presidente norte-americano, a Casa Branca. Trump será o 45º Presidente norte-americano e sucede a Barack Obama, o primeiro presidente negro dos E.U.A..

3) Muitos filmes... e regressos

2017 antevê-se um ano de boa colheita no universo cinematográfico. Muitos nomes bem conhecidos do grande ecrã vão estar de volta. Só da 'Marvel', regressos há três: 'Thor 3: Ragnarok', 'Homem-Aranha: Regresso a Casa' e Guardiões da Galáxia 2. De volta, também, estará a saga 'Star Wars', com o VIII episódio. E a Lego, com 'Batman, o filme' a estrear já em fevereiro. No mês seguinte vamos poder ver Ema Watson e Dan Stevens em 'A Bela e o Monstro'. Ainda de regresso estão os 'Minions', em 'Gru, o mal-disposto 3'.

4) Capitais da Cultura: uma a Sul, outra a Norte

Desde 1985 que a Europa tem a tradição de eleger anualmente uma Capital Europeia da Cultura. A partir de 2001, passaram a ser duas as cidades europeias Capitais da Cultura ao longo de um ano. Portugal tem já três cidades nesta lista: Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012). Em 2017 as Capitais Europeias da Cultura, com diferentes manifestações artísticas garantidas ao longo de todo o ano são: Aarhus (Dinamarca) e Pafos (Chipre).

5) Eleições importantes na Europa

Há três países que vão ter importantes eleições ao longo de 2017. Em todos eles, está em causa a possibilidade de partidos que olham criticamente para a União Europeia alcançarem mais poder.

 

Os primeiros a irem a votos serão os holandeses que, a 15 de março, irão escolher os membros do Parlamento e o Primeiro-Ministro. As últimas sondagens dão como favorito o Partido da Liberdade, de extrema-direita, liderado por Geert Wilders. Se sair vencedor, Wilders já prometeu fazer um referendo como o do Reino Unido, sobre a permanência ou saída da Holanda da UE.

Em abril, começam as eleições presidenciais em França. Também aqui, o partido de extrema-direita Frente Nacional, de Marine Le Pen, preocupa os defensores do atual modelo europeu. Caso vença, Le Pen quer fazer em França um referendo igual ao que provocou o 'Brexit'. Para já, as sondagens apontam como favorito François Fillon, do Partido Republicano.

Já na reta final de 2017, em setembro ou outubro, os holofotes políticos viram-se para a Alemanha, onde decorrerá outra eleição que pode por em causa o futuro da Europa. Angela Merkel vai voltar a ser candidata, mas tem pela frente um partido xenófobo, a Alternativa pela Alemanha.

Portugal também vai a votos este ano para escolher os responsáveis a nível local. As eleições autárquicas irão realizar-se em setembro ou outubro.
 
6) União Europeia: um aniversário e uma saída

A 25 de março a Europa celebra o 60º aniversário do Tratado de Roma, com o qual nasceu a Comunidade Económica Europeia, a CEE, assinado neste dia, em 1957. A Primeira-ministra britânica Theresa May vai, precisamente até ao final do próximo mês de março, iniciar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, que deverá prolongar-se por dois anos.   

7) Uma exposição mundial em Astana

 

Astana, a capital do Cazaquistão, vai receber a Expo 2017, dedicada à Energia. "Energia do Futuro" é o tema da primeira exposição universal a ter lugar numa república da ex-União Soviética. A Expo 2017 vai decorrer entre 10 de junho e 10 de setembro, com mais de 100 países representados.

8) Ano de Mundial no andebol

Portugal não vai estar presente no Campeonato Mundial de Andebol masculino, mas a língua portuguesa sim. O Brasil é uma das 24 equipas que vão disputar o título em França, entre os dias 11 e 29 de janeiro. Já o Campeonato Mundial de Andebol Feminino, na Alemanha, só terá lugar entre 1 e 17 de dezembro.

9) A agenda futebolística

Entre as competições mais emocionantes deste ano estão a Taça das Confederações, a que Portugal chega com o título de Campeão da Europa. Terá lugar na Rússia e o primeiro jogo da seleção portuguesa está marcado para o dia 18 de junho. Contra o México. A final da Liga dos Campeões vai realizar-se em Cardiff, no País de Gales e a da Liga Europa em Estocolmo. Já este mês, realiza-se no Gabão, a Taça das Nações Africanas. Arranca a 14 de janeiro.

10) Um impulso para o Turismo Sustentável

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, com o intuito de "promover uma melhor compreensão entre os povos de todas as partes, fazer com que se tome uma maior consciência da riqueza do património das diversas civilizações e levar a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diversas culturas, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo".

Fotos: Alan O'Rourke, Metropolico.org, Ninara, withbeautiful, Gregory Bodnar/Creative Commons

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar