Ciência 22 abril 2016
10 perguntas sobre a Terra | Foto: Pixabay

Um quiz para testar o que sabes sobre o planeta onde vives, neste 46º Dia da Terra.

Temos os pés assentes na Terra e, por isso, conhecêmo-la bem. Será mesmo assim?
Pega num pedaço de papel e numa caneta e tenta responder às perguntas que te colocamos em seguida, a propósito do dia que hoje, 22 de abril, se comemora.
Para não te tentares a ver as soluções antes de responderes, falamos-te um pouco do dia que hoje se comemora e das celebrações entre perguntas e soluções.

1) Quantos anos tem a Terra?

2) Qual é a sua área total?

3) Quanto pesa?

4) Qual a percentagem de água que ocupa a superfície terrestre?

5) Quantos humanos terão habitado a Terra até hoje?

6) Em quantos países está dividida?

7) Qual é o ponto mais alto do planeta Terra?

8) A que distância está a Terra do Sol?

9) Qual a temperatura do núcleo terrestre?

10) Que percentagem da superfície terrestre é ocupada por desertos?

O primeiro Dia da Terra realizou-se a 22 de abril de 1970. Desde então, tem vindo a crescer e transformou-se numa rede mundial, a 'Earth Day Network' (EDN).

A EDN trabalha todo o ano para ajudar a combater as alterações climáticas e preservar a saúde do planeta para as gerações futuras. Desenvolve campanhas de sensibilização, contribui para o desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis a nível local, nacional e mundial, apoia comunidades desfavorecidas e vítimas do aquecimento global. 

Neste 46º aniversário do Dia da Terra, o EDN lança um desafio: plantar uma árvore por habitante  (humano) do planeta até 2020. Se cumprido, será um grande passo na luta contra a desflorestação.

As árvores são grandes aliadas no combate à degradação ambiental: purificam o ar e a água, evitam erosões, aumentam a humidade do ar, reduzem a temperatura do planeta, ajudando a travar os efeitos das alterações climáticas. 

Hoje há comemorações por todo o mundo. Na página oficial do Earth Day há dois eventos em Portugal registados: em Monsanto e Sátão. O maior evento realiza-se na sede das Nações Unidas em Nova Iorque: a assinatura do Acordo saído da Cimeira do Clima em Paris, em que quase todos os países se comprometem a manter o aquecimento global dois graus abaixo dos níveis pré-industriais. Podes recordar neste artigo por que é histórico o acordo saído da COP21.

SOLUÇÕES:

1) 4,5 Mil milhões de anos, 4 527 642 531 anos para sermos mais precisos;

2) Cerca de 510 milhões de quilómetros quadrados;

3) Bem, a Terra não tem peso, já que o peso é a atração entre um objeto, pessoa, animal e... a Terra. A massa terrestre é de aproximadamente 5.973.600.000.000.000.000.000.000kg. Ou talvez seja mais fácil dizer que a massa aproximada da Terra fica na casa dos sextiliões (um milhão de quintiliões) e se escreve com um 6 seguido de 24 zeros; 

4) Cerca de 70% (desta, 97% é água salgada);

5) Estima-se que 106 Mil milhões de pessoas;

6) 193, 195, 206 - depende de quem faz a contagem. Vê aqui;

7) Nepal (8848 metros de altitude);

8) Oito minutos-luz (cerca de 150 milhões de quilómetros);

9) Calcula-se que ronde os 9900 graus Farenheit, ou seja, uns 5500 graus centígrados;   

10) Cerca de 30%.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar