Ciência 21 outubro 2016
A coleção "Ciência Aberta" da Gradiva tem dois livros novos | Foto: Gradiva

Um explora a relação entre física e música, outro leva-te às estrelas.

A coleção "Ciência Aberta", da Gradiva, acaba de juntar mais dois títulos à sua longa lista, que há muito superou os 200 livros. Entre eles, figuram clássicos como "Cosmos", de Carl Sagan, e muitas outras obras que podem ser boas portas de entrada em inúmeros campos científicos.

A coleção agrada a um público de várias idades e tem, ao longo dos anos (existe desde 1981), "orientado jovens sobre o caminho a seguir", como recorda Helena Rafael, da Gradiva.

Ora, quem sabe as duas novidades de que aqui te falamos, não despertam em ti sede de física e de cosmos.

A relação entre música e física tem sido explorada por grandes cientistas, como Pitágoras, Kepler, Newton ou Einstein.

No livro "O Jazz da Física - A Ligação Secreta entre a Música e a Estrutura do Universo", o autor, Stephon Alexander (foto seguinte), que é físico e músico de jazz, serve-se da música para responder, num registo autobiografico, a grandes questões sobre o passado e o futuro do Universo.


 
A outra novidade tem um título igualmente apelativo. Da autoria do mestre em Mecânica de Fluídos e doutorado em Astronomia Alexandre Aibéo, "90% do Caro Leitor foi feito nas Estrelas" diz-nos que "Quando contemplamos as estrelas, estamos a olhar para as nossas remotas origens", pois "a maioria dos muitos átomos que nos constituem proveio da explosão de estrelas pesadas". 

Aibéo (foto acima), que já escreveu livros como "Isto não é (Só) Matemática" (Quidnovi) e que, em 2010, venceu um concurso de comunicação de ciência em Portugal (o FAMELAB) trata, nas páginas desta sua nova obra, de reunir o que de essencial se sabe sobre o Espaço. E fá-lo numa linguagem acessível, uma linguagem de quem trata Lua, Sol e estrelas por tu. 

Até ao próximo dia 5 de novembro, vai haver cinco eventos de apresentação do livro: em Braga (dia 22 na Centésima Página, com Miguel Gonçalves), no Porto (dia 28 no Planetário, com João Lima), em Coimbra (dia 31, no Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, com Carlos Fiolhais), em Aveiro (dia 4, na Fábrica Centro de Ciência Viva com Carlos Herdeiro) e em Viseu (dia 5, na Bertrand do Palácio do Gelo Shopping com Pedro Gomes de Almeida).

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar