Curiosidades 17 junho 2015
No mundo somos mais de 7 mil milhões | Foto: James Cridland/Creative Commons

Enquanto Portugal tem vindo a perder população, o número de habitantes do planeta não cessa de aumentar.

O Instituto Nacional de Estatística acaba de revelar que, em 2014, Portugal perdeu mais de 50 mil pessoas. A população residente no país foi estimada em 10 374 822 milhões de portugueses no final do ano passado. Por cá, continua a haver mais mortes do que nascimentos, mais emigrantes do que imigrantes. 

A evolução da população no mundo é um tema fascinante. Atualmente estima-se que sejamos 7 mil milhões de pessoas a povoar o planeta Terra.

Não tens noção do número? Houve quem se desse ao trabalho de pôr essa quantidade louca de pessoas numa só página na internet. Talvez espreitando aqui fiques com uma ideia melhor da dimensão. Ou talvez não...

É alucinante observar os gráficos que mostram a evolução da presença dos humanos ao longo dos tempos. Imagina que em 8000 a.C. estima-se que havia apenas 5 milhões de pessoas. Exatamente, metade da população portuguesa!

 

A Revolução Industrial teve um papel importantíssimo no crescimento populacional. Foi a partir mais ou menos do ano 1800 que a curva da população mundial começou a subir a pique.

Pensa-se que houve mil milhões de pessoas na Terra, pela primeira vez, em inícios do século XIX. Mas, depois, bastou menos de um século e meio para a população mundial duplicar. E, a partir daí, o crescimento foi ainda mais acentuado, como podes ver no gráfico acima, tirado do worldometers.info

Nesse site, também, é feita a contagem da população em tempo real (entre muitas outras estatísticas globais). Podes ver quantas pessoas estão a nascer e a morrer em tempo real e perder-te a observar gráficos e mais gráficos sobre a evolução populacional.

Saber, por exemplo, quais os países mais populosos do mundo: China, Índia, E.U.A., Indonésia, Brasil. Portugal aparece na 83ª posição.

 

Ou os continentes: a Ásia está à frente, a Oceânia em último. A Europa encontra-se na terceira posição, logo a seguir a África. Isto porque a América aparece dividida em América Latina e Caraíbas (4º lugar) e América do norte (5º).

O site tem, até, uma estimativa de quantos humanos viveram até hoje: 106 mil milhões de pessoas. A informação apresentada baseia-se em dados recolhidos pelo departamento de população das Nações Unidas e oferece, por isso, bastante credibilidade.

E, já agora, sabes quantos países há no mundo? Vê a resposta aqui.

Se te interessas por este tema, há dois vídeos que são de visualização obrigatória.

O primeiro é da 'National Public Radio', dos Estados Unidos, e explica de uma forma criativa como a população cresceu desta forma, analisando a evolução geograficamente.

O segundo é da TED (sim, a das conferências), que pertence à 'Sapling Foundation', e revela todos os mistérios que as pirâmides populacionais ainda te possam oferecer, além de partir delas para olhar o futuro.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar