Curiosidades 07 janeiro 2015
Poster "Keep Calm and Carry On" | Foto: Gareth Williams/Creative Commons

O lema que está por todo o lado tem mais de 70 anos e ligação com a II Guerra Mundial.

O slogan original dizia "Keep Calm and Carry On", o que em português seria algo parecido a "Mantém a Calma e Segue em Frente".

A simplicidade e o desenho sóbrio, aliados a uma mensagem universal, poderão ser as chaves para compreender o sucesso de um lema que surgiu no Reino Unido em 1939.

A Coroa que muitos dos "Keep Calm" hoje a circular nas redes sociais ainda preservam, seguidos das mais diversas mensagens, vem daí. É a Coroa Britânica, do Rei Jorge VI, que governou o Reino Unido durante os anos difíceis da II Guerra Mundial.

O período que vai de 1939 e 1945 foi uma época áurea da propaganda. Dos dois lados do conflito, Aliados e Potências do Eixo, tinham necessidade de motivar as populações para a luta contra os inimigos.

Quando, em 1939, o Reino Unido se juntou às tropas aliadas para combater o exército alemão, o Governo britânico mandou fazer três cartazes para dar força à população durante o conflito.

Os três obedeciam ao mesmo padrão: letras brancas sobre um fundo colorido. O cartaz que hoje está na moda foi, curiosamente, o único que não chegou a ser afixado nas paredes de Inglaterra. As impressões foram feitas, mas ficaram reservadas para uma situação de crise maior, que nunca chegou a acontecer.

Seria preciso esperar mais de meio século para que o cartaz fosse difundido em massa. Felizmente, já não em situação de guerra... Em 2000, os donos de uma livraria em segunda mão no nordeste de Inglaterra, a Barter Books, descobriram o cartaz dentro de um caixote. Emolduraram-no e o sucesso foi tal que resolveram fazer cópias para venda.

A partir daí, a história é a que se conhece: o lema foi adaptado para difundir as mais variadas mensagens e promover um sem fim de produtos.

O que diziam os outros dois posters? "Freedim is in Peril/Defend it with all your Might" (A liberdade está em perigo, defende-a com toda a tua força) e "Your Courage, Your Cheerfuness, Your Resolution/Will bring us Victory" (A tua coragem, a tua alegria e a tua determinação vão-nos trazer a vitória).

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar