Curiosidades 28 fevereiro 2017
O Carnaval é um período de excessos que antecede a Quaresma | Foto: Foto: Mark Gstohl

O dia de hoje é cada vez mais conhecido como terça-feira de Carnaval. Mas até há pouco tempo não era assim.

A terça-feira gorda é um dia importante no calendário cristão. Antecede a quarta-feira de cinzas, com a qual se inicia a Quaresma, o período de 40 dias, que termina na Páscoa.

Para percebermos a terça-feira gorda é preciso recordarmos antes que, tradicionalmente, durante a Quaresma os católicos praticam penitência, jejum e oração.

Desta forma, os fiéis recordam os sacrifícios feitos por Jesus Cristo.

A terça-feira gorda tem esta designação porque, sendo o dia que antecede o início do jejum, muitos católicos aproveitam para comer tudo aquilo que não poderão comer durante a Quaresma. O Carnaval é, no fundo, uma época de excessos em vários sentidos, não só relativamente à alimentação. Basta lembrar o ditado: "É Carnaval ninguém leva a mal". 

Na atualidade, muitos católicos apenas guardam jejum às sextas-feiras, eliminando nesses dias a ingestão de carne.

Os 40 dias de duração da Quaresma e, portanto, de preparação para a Páscoa (Domingo de Ressurreição) são simbólicos, porque o número 40 aparece em vários episódios biblícos.

Certo é que entre o Carnaval e a Páscoa vão sempre seis domingos, a que o povo deu nomes a cada um deles, também eles simbólicos, relativos a epístolas ou acontecimentos relevantes do Cristianismo. Há mesmo um ditado que os menciona todos. A saber: Ana / Magana / Rebeca / Susana / Lázaro / Ramos / Na Páscoa estamos".

Se fores ver ao calendário e deres estes nomes a cada um dos próximos domingos, vês como bate certo. A Páscoa este ano calha a 16 de abril.

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar