Desporto 03 dezembro 2014

Pronto para a primeira surfada da tua vida? Conheces alguém que quer aprender a surfar rapidamente? O Jornalíssimo preparou um guia exclusivo para quem quer começar a apanhar umas ondas em menos de 24 horas.

Em primeiro lugar, vais precisar de equipamento básico de surf. Isso significa uma "lycra", um fato de surf que te mantenha sempre quente e confiante, e uma prancha de surf adequada ao teu peso e altura.

Os iniciados devem entrar na água do mar com uma prancha relativamente grande e larga. A estabilidade é fundamental para quem está a aprender a surfar. Finalmente, é preciso colocar a corda ("leash" em inglês) que liga o tornozelo do surfista à prancha. Está pronto para a primeira aula de surf.

É muito importante escolher a praia certa para começar a surfar. Opta por praias protegidas por molhes ou pontões, na maré baixa e, de preferência, na época de verão.

A melhor maneira de te começares a habituar a uma prancha de surf é apanhar as primeiras ondas nas espumas. Começa a remar com os braços em direção à praia,  antes que a espuma chegue a ti. Ao fazeres isto, vais sentir o empurrão, que dá uma ajuda para a prancha começar a avançar.

Completa dez tentativas de forma a sentires a trepidação, o movimento e as oscilações da prancha e do teu corpo. Agora, é tempo de te levantares na prancha. Apanha a espuma da onda e agarra a prancha de lado para te levantares.

Tenta manter o teu corpo alinhado com a prancha, com os pés juntos, o queixo e peito erguidos. Olha sempre em frente na direcção da praia.

Chegou o momento decisivo. Escolhe uma boa onda e tenta saltar para cima da prancha com um único movimento. Para manteres o equilíbrio, abre os braços e deixa que eles sirvam de equilibrador.

A perna da frente deve estar um pouco mais acima do centro da prancha, enquanto que a perna traseira deve estar ligeiramente acima da corda. Depois de 25 tentativas, vais estar a surfar.

Os acidentes acontecem no surf, embora não sejam muito frequentes e graves. Contudo, se precisares de saltar ou cair da prancha, tenta atirar-te para longe dela, protegendo a cara e a cabeça com os braços.

Bem-vindo à tribo surf.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar