Desporto 07 setembro 2016
Tudo sobre os jogos Paralímpicos Rio'2016 | Foto: Comité Paralímpico do Brasil/Facebook

As Olimpíadas de Verão ainda não acabaram. Para os atletas com deficiência estão só a começar.

1) As cerimónias
A de abertura acontece, hoje, dia 7, no Estádio do Maracanã e a RTP vai transmiti-la em direto a partir das 22h35 (hora portuguesa). A cerimónia de encerramento, que marcará o fim não só dos Jogos Paralímpicos, mas também do grande evento 'Rio 2016', está marcada para 18 de setembro no mesmo estádio, dia em que começará a contagem decrescente para Tóquio 2020.

2) Os números
São muitos, mas destacamos cinco:
4350 Os atletas
23 As modalidades
165 Os países
11 A duração
528 As medalhas

3) Os desportos
Já atrás dissemos, são 23, sendo que dois se vão estrear em Paralímpicos: a para-canoagem e o para-triatlo. 
Os restantes 21 são: Atletismo, Basquetebol em cadeira de rodas, 'Boccia', Ciclismo de Estrada, Ciclismo de Pista, Esgrima em cadeira de rodas, Futebol de 5, Futebol de 7, 'Goalball', Halterofilismo, Hipismo, Judo, Natação, Remo, Rugby em cadeira de rodas, Ténis de Mesa, Ténis em Cadeira de Rodas, Tiro, Tiro com Arco, Vela e Voleibol sentado.

4) Seguir as provas
O Rio 2016 preparou documentos que ajudam os espectadores a seguir as competições de forma mais interessada, facultando um texto explicativo acerca de cada um dos desportos. Para o encontrares segue este 'link' para a página oficial dos Paralímpicos. Clica no item do desporto que te interessa e vai aparecer-te, então, o "Guia do Espectador".

5) Representação portuguesa

 

Desde 1972, ano em que Portugal participou pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos, 264 portugueses competiram já nestes jogos e alcançaram 88 medalhas (25 delas de ouro), no Atletismo, Boccia, Ciclismo, Futebol, Natação e Ténis de Mesa.
Portugal vai estar representado por 37 atletas: Atletismo (17), 'Boccia' (10), Ciclismo (2), Equitação (1), Judo (1), Natação (5) e Tiro (1). O nome de todos os atletas está aqui.

6) Tipos de deficiência
Nos Jogos Paralímpicos participam atletas portadores de deficiência visual, física e intelectual.
Há oito tipos diferentes de deficiências físicas (deficiente potência muscular, deficiente amplitude de mobilização passiva, perda de membro ou deficiência de membro, diferença no comprimento das pernas, baixa estatura, hipertonia (aumento anormal da tensão muscular), ataxia (falta de coordenação dos movimentos musculares), atetose (movimentos descoordenados e involuntários, dificuldade em manter postura simétrica).

 

7) Classes desportivas
Os atletas paralímpicos são agrupados em função do grau do impacto da sua deficiência no desempenho da modalidade em causa. Por exemplo, no atletismo, o nome das provas é seguido de um número que indica o grau de deficiência: 11 a 13 (deficiência visual), 20 (deficiência intelectual), 31 a 34 (paralisia cerebral, cadeira de rodas), 35 a 38 (paralisia cerebral, andantes), 40 (baixa estatura). Já no remo, para darmos outro exemplo, há três classes em que os atletas competem, conforme utilizem só os braços, os braços e o tronco ou os braços, o tronco e as pernas para impulsionarem o barco. Podes saber mais sobre este tema na página do Comité Paralímpico de Portugal.

8) 'Goalball'


Dos desportos que estarão presentes no Rio 2016 para atletas paralímpicos, este é o que talvez mais curiosidade desperte, por ser menos conhecido, já que, ao contrário de muitos dos restantes desportos, não é adaptado.
Trata-se de uma modalidade praticada por deficientes visuais que foi criada para a reabilitação de veteranos de guerra.
Os atletas jogam vendados (há três titulares e três suplentes) e a bola (que pesa um pouco mais de um quilo) tem uns guizos internos. A assistência tem de estar em silêncio para que os jogadores possam "ouvir" a bola. O objetivo é marcar golos e, claro, há árbitros, mas os apitos destes têm uma curiosidade: soam de maneira diferente consoante as faltas. 

9) Mascote
A figura colorida que simboliza os Paralímpicos tem o nome de Tom, em homenagem ao cantor brasieliro Tom Jobim. Evoca, também, a rica flora brasileira (se reparares bem vais ver que, apesar de animada, é uma árvore).

10) Lema e valores
O lema do movimento paralímpico é "Espírito em Movimento" e os valores são 4: Inspiração, Coragem, Igualdade, Determinação.

Deixa-te inspirar pela coragem dos mais de 4000 atletas que vão competir no Rio de Janeiro ao longo dos próximos 11 dias, superando as suas dificuldades, lutando diariamente pela igualdade, contra o preconceito, mostrando grande determinação.

Deixamos-te com o (já muito inspirador) vídeo de apresentação dos Jogos Paralímpicos: "We're the Superhumans" é o nome, apesar de alguns atletas já terem dito que não querem ser vistos como "Super", apenas "Iguais". 

FOTOS: Comité Paralímpicos do Brasil/Facebook (Foto de Abertura); Comité Paralímpico de Portugal/Facebook (Foto 2 e 3); Gael Marztou/Creative Commons (Foto 4)

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar