Desporto 14 setembro 2016
12 jovens portugueses vão representar Portugal no Mundial de Júniores de Surf | Foto: Agência de Notícias Andes/Creative Commons

De 17 a 25, São Miguel recebe a maior prova de seleções de surf para sub 18 do mundo. Há 12 portugueses em prova.

Os melhores surfistas com menos de 18 anos do mundo estão a começar a chegar aos Açores, onde vai decorrer, entre 17 e 25 de setembro, o 'VISSLA ISA World Junior Surfing Championship 2016'.

Nas ondas da praia do Monte Verde, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, vão competir mais de 400 atletas de 40 países de todos os continentes. Algumas nações vão estar representadas pela primeira vez - é o caso de São Tomé e Príncipe.

Conseguir trazer este campeonato para Portugal é uma alegria imensa para a Federação Portuguesa de Surf (FPS). Por várias razões. Mostra, desde logo, que "a organização mundial da prova acredita no nosso trabalho", conta-nos João Aranha, ao telefone a partir dos Açores, revelando que houve outros candidatos fortes à organização deste campeonato, como a África do Sul ou Marrocos.

Além disso, há oito anos que não se realizava um campeonato do mundo júnior em solo europeu.

O Presidente da FPS lembra, ainda, que esta é a primeira grande prova do género a realizar-se desde que, no início de agosto, o Comité Olímpico Internacional decidiu que o surf irá integrar as modalidades olímpicas em 2020, nos Jogos de Tóquio.

"Pode ser daqui que vão sair os futuros competidores olímpicos", comenta, sem esconder o entusiasmo, João Aranha.

Portugal tem ótimas condições para a prática de surf e a praia onde vai decorrer o campeonato já é conhecida dos surfistas. Além das paisagens incríveis, os atletas gabam a água bastante quente ("quase se pode fazer surf de calções", nota João) e, no meio do Atlântico, o fácil acesso para quem vem de fora.

O que espera a seleção portuguesa? O selecionador nacional David Raimundo põe as expectativas elevadas ao dizer que "o nível de surf de todos os atletas está altíssimo" e ao mostrar-se muito satisfeito com "a qualidade de surf que todos os que realizaram o estágio para integrar a seleção apresentaram".

Para João Aranha, "o ideal seria conquistarmos um lugar no pódio" (as seleções que lideram atualmente este 'ranking' são a dos Estados Unidos, em 1º, e a de França, em 2º).

O Presidente da Federação Portuguesa frisa, contudo, que esta é uma "prova difícil, muito cansativa" por ser "mais uma prova de maratona do que de corrida".

Além de lutarem por medalhas, individualmente, os atletas que participam no campeonato vão lutar pelo país que representam, o que implica um grande espírito de equipa, pois será da soma das prestações individuais que sairá o resultado das seleções.

           

Salvador Couto (foto acima) é um dos surfistas que irá estar nos Açores. Recorda a entrevista que lhe fizemos sobre como ele concilia o surf a nível profissional e os estudos. Foi há um ano, mas podes reler aqui.

Os 12 surfistas portugueses com menos de 18 anos que vão marcar presença chegam à prova com "boa onda". Eles, que vão competir em quatro categorias (sub 18 e sub 16, masculinas e femininas) não só "jogam" em casa, como têm bem presente a excelente prestação dos portugueses na Costa Rica recentemente.

Em agosto, os seis atletas que representaram as cores de Portugal no campeonato mundial da 'International Surfing Association' (ISA) sagraram-se vice-campeões mundiais de surf naquela que é a mais importante prova de 'Surf Open' a nível internacional.

Será que esta equipa vai seguir-lhes os passos? Saberemos a resposta em breve. Para já, deixamos-te com os nomes dos atletas lusos que vão estar nos Açores.

Provas femininas:
Inês Bispo (sub 18) - Associação de Surf da Costa da Caparica
Mariana Garcia (sub 18) - Aqua Carca
Francisca Veselko (sub 16) - Surfing Clube Costa do Sol
Mafalda Lopes (sub 16) - Associação de Surf da Costa da Caparica

Provas masculinas:
Francisco Almeida (sub 18) - Surfing Clube Costa do Sol
Jácome Correia (sub 18) - Azores Surf Club
João Moreira (sub 18) - Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos
Luís Perloiro (sub 18) - Surfing Club Costa do Sol
Afonso Antunes (sub 16) - Associação de Surf da Costa da Caparica
Guilherme Ribeiro (sub 16) - Caparica Surfing Clube
João Vidal (sub 16) - Surfing Clube Costa do Sol
Salvador Couto (sub 16) - Associação Onda do Norte

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar