Desporto 05 outubro 2016
Pedro Salgado ficou em 5º lugar entre 18 participantes | Foto: Red Bull Content Pool

O 'Red Bull Art of Motion' juntou os melhores atletas com "molas" nos pés. O português Pedro Salgado (na foto) ficou em 5º.

Dão saltos incríveis, fazem acrobacias inacreditáveis, conseguem superar obstáculos sem recurso a nada mais do que o próprio corpo. Será que o corpo deles tem exatamente as mesmas "peças" que o nosso? - Apetece perguntar.

De inspiração militar, o 'parkour' ou 'freerunning' tem conquistado adeptos em todo o mundo desde que um gaulês, David Belle, o inventou nos anos 90 do século passado.

           

 Sydney Olson (Estados Unidos) | Foto: ©Predrag Vuckovic/Red Bull Content Pool

O desporto brinda-nos com imagens espetaculares. Algumas mostram posições tão improváveis, a tão poucos metros do solo, que quase parecem mentira. Mas quem já viu ao vivo sabe que é mesmo assim - os atletas de 'freerunning' parecem ter "Asas nos pés", como diz uma música dos Clã.

Com pequenos muros, muitas escadas, telhados, terraços, a pitoresca estância balnear de Santorini tem-se tornado destino de eleição para os praticantes de 'parkour', que ali encontram condições ótimas para praticarem as suas "manobras".

         

Bart van Der Linden (Holanda) | Foto: ©Predrag Vuckovic/Red Bull Content Pool

A 'Red Bull' escolheu também a pequena ilha, em que o branco imaculado das casas combina na perfeição com o azul do mar, para realizar a sua competição-referência nesta modalidade.

Desde 2007, o 'Red Bull Art of Motion' junta os melhores do mundo do 'freerunning' em Santorini. Atrás deles, vêm milhares de espetadores. Este ano, foram 3000 os que quiseram assistir bem de perto às provas dos 18 atletas (de 13 países) que subiram paredes, saltaram, deram cambalhotas, rodopiaram...

          

Pamela Foster (Áustria) | Foto: ©Predrag Vuckovic/Red Bull Content Pool

Portugal esteve representado por Pedro Salgado (foto de abertura), de 26 anos, que partilhou no seu site o vídeo de candidatura à prova que submeteu à 'Red Bull'.

E Pedro Salgado não se saiu nada mal. Ele, que pratica o desporto desde os 17 anos (começou inspirado pelo pai que praticava queda livre e pelos filmes de Jackie Chan) ficou em 5º lugar na classificação geral.

          

Pedro León Gomez (Espanha) | Foto: ©Predrag Vuckovic/Red Bull Content Pool

Em 1º ficou um holandês (Bart van der Linden), os 2º, 3º e 4º lugares foram ocupados por atletas norte-americanos (Alfred Scott, Joey Adrian e Calem Chan, respetivamente).

Os seis elementos do júri avaliaram as prestações dos atletas em função de cinco critérios: execução, harmonia dos movimentos, criatividade, técnica e prestação geral.

          

Nathan Weston (Estados Unidos) | Foto: ©Predrag Vuckovic/Red Bull Content Pool

A melhor performance feminina foi para uma luxemburguesa: Lynn Jung.

 

Chega de palavras, aqui o importante são mesmo as imagens. Vê o vídeo. Ou recorda aqui a emissão em direto.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar