Dicas 20 junho 2017
Cerveira é conhecida como vila das artes | Foto: D.R.

Deixa-te fascinar pela cultura, história e beleza natural desta localidade minhota e dorme numa antiga Escola Primária.

Assim que chegares a Vila Nova de Cerveira faz o ‘check-in’ na Pousada de Juventude. O edifício é um "diálogo" entre a arquitetura do Estado Novo (era uma antiga escola primária) e a arquitetura moderna. Um diálogo feliz, pode dizer-se, que resultou num conjunto muito aprazível para passar uns belos dias de férias.

A Pousada fica a poucos metros do Centro Histórico e tudo aqui (ou quase tudo) pode ser explorado a pé. Entre o muito que há para fazer, destacam-se três roteiros: o histórico, o das artes e o da natureza.

A poucos minutos da Pousada está o Largo do Terreiro com as suas convidativas esplanadas. Senta-te e fica a sentir a atmosfera pacífica da vila. Logo aqui vais começar a respirar história: as portas do antigo Castelo Dom Dinis estão abertas para o Largo e convidam a entrar. O Castelo surgiu por volta de 1320, por vontade do monarca que lhe dá nome, com a finalidade de defender a recém-criada povoação de Vila Nova de Cerveira. Conserva ainda toda a couraça medieval de muros e oferece excelentes vistas sobre a vila e o rio.

Aproveita e percorre depois vagarosamente as ruas e ruelas salpicadas de arte, lojas tradicionais, casinhas pitorescas, taparias diversas. Cerveira é uma vila pequena - não precisas de correr! Desfruta do ambiente relaxante que proporciona, aprecia os seus jardins, os seus recantos, entra em modo "férias".

Já deves ter reparado que a oferta de restaurantes e taparias é grande. Escolhe onde queres degustar alguns dos pratos da região, como o "veado à D. Dinis", a lampreia do Rio Minho, o sável e os biscoitos de milho.

Depois de uma noite tranquila na antiga Escola Primária desce para tomares um bom pequeno-almoço. Se o tempo estiver limpo, não deixes de subir ao Monte da Encarnação e ao "Cervo". Da autoria do escultor José Rodrigues, esta obra localiza-se no cimo de uma colina, denominada de Alto do Crasto e, devido à sua localização, é um miradouro por excelência. Obrigatório ir!

O "Cervo" surgiu como forma de homenagear um símbolo da vila. Em tempos idos, os veados cobriam as encostas férteis em pastos.

Se, pelo contrário, o tempo não estiver de feição, não desanimes! Tens magníficos museus à espera. Dá um salto ao Museu da Bienal de Cerveira e ao Convento San Payo, onde te encontrarás de novo com o trabalho do mestre José Rodrigues, recentemente falecido. O Convento foi objeto de um cuidadoso restauro e é um belo exemplo de arquitetura conventual, onde se encontram centenas de peças (esculturas, desenhos, pinturas) do homem que é uma das referências maiores da arte portuguesa contemporânea.

Aqui, no Convento San Payo, são promovidas visitas e oficinas de sensibilização à Arte e Natureza, que têm como ponto de partida as coleções e obras de José Rodrigues.

Já o Museu Bienal de Cerveira é um repositório da arte contemporânea nacional e internacional das últimas três décadas, reunindo um espólio com mais de 400 obras, representativo da maioria dos grandes artistas portugueses e alguns estrangeiros. Quem o visita, sai com uma noção da evolução das artes plásticas em Portugal nos últimos anos.

Após o almoço, podes fazer uma pequena caminhada no parque de lazer do castelinho, junto ao Rio Minho. Aproveita para visitar o 'Aquamuseu': Aquário Público do Rio Minho. Em aquários com volumes entre 1200 e 5000 litros, expõe-se a vida aquática dos biótopos mais característicos do rio Minho, dividida numa zona de nascente, zona intermédia e zona de estuário.

Ainda no 'Aquamuseu' vais encontrar um percurso que simula a descida do rio. Há, ainda, um Museu das Pescas, uma exposição permanente de artes de pesca antigas e recentes (profissional e desportiva), objetos relacionados com a pesca artesanal, maquetas de barcos e fotografias a preto e branco.

Ao saíres do museu, não te espantes se vires pessoas a caminhar, a exercitar-se ou a pedalar alegremente pelas ecovias recentemente implantadas para escapar ao sedentarismo. Não tens bicicleta? Nós disponibilizamos! No próprio parque de lazer do castelinho existem muitas propostas mais ou menos radicais para te manteres em forma, aproveitando a beleza do local.

Apostamos que te vais sentir tão bem que quererás ficar mais tempo!

Pousada de Juventude de Vila Nova de Cerveira
Preço: Desde €12/noite

FOTOS 2: Gabriel González/Creative Commons

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar