Dicas 27 dezembro 2016
A praia de Santa Cruz fica a cerca de 15 quilómetros de Torres Vedras | Foto: D.R.

Em Santa Cruz, perto de Torres Vedras, espera-te adrenalina do mar ao céu e um recanto magnífico da nossa costa.

A Pousada de Juventude da pequena vila piscatória de Santa Cruz é um excelente ponto de partida para descobrires a região do Oeste.

Santa Cruz é um daqueles recantos magníficos que a costa portuguesa nos reserva. A cerca de quinze quilómetros de Torres Vedras, a vila é conhecida pela extensão e qualidade das suas praias. E não somos só nós a dizê-lo! Ano após ano, as praias desta zona são distinguidas com galardões turísticos e ambientais.

 

Quando chegares, sugerimos-te que comeces por fazer o ‘check-in’ na moderna Pousada de Juventude local (no tempo quente, tens até uma grande piscina à disposição!). Deixa as malas e aluga uma das nossas “Agostinhas”, para explorares a zona em duas rodas.

Se gostas de adrenalina, que tal um Batismo de Voo no Aeroclube de Santa Cruz? Podes fazer uma visita guiada à escola de aviação, ficar a perceber como funciona um avião, treinar aeromodelismo com helicópteros telecomandados e – a melhor parte, na nossa opinião – voar numa aeronave e conhecer Santa Cruz do céu!

 

Para comer, seja Verão ou Inverno, nada melhor do que um peixe fresco da nossa costa acompanhado por um delicioso vinho da região (só para maiores de 18, é claro!). De barriga cheia, vai saber bem dar uma caminhada e, se já for noite, entrar num dos barzinhos da vila.

No dia seguinte, repõe as energias tomando o pequeno-almoço na Pousada (está incluído no alojamento). Depois, é só pegares na tua “Agostinha” e continuares a desfrutar da viagem.

 

Quando saíres da Pousada vai até ao Miradouro, que fica na Praia Formosa. Aqui, para além de poderes apreciar a extensão do areal, vais ficar a conhecer o Penedo do Guincho, um dos símbolos de Santa Cruz. O Penedo do Guincho é uma estrutura rochosa atravessada pelo mar e imponente, como terás oportunidade de constatar.

Segue até à Azenha, um antigo moinho de cereais, hoje convertido num Centro Interpretativo ligado à temática da moagem do cereal e do fabrico do pão. Este espaço serve ainda como espaço de acolhimento ao visitante, pois funciona simultaneamente como Posto de Turismo.

E é chegada a altura de conheceres as praias de Santa Cruz!

 

Deixa a tua “Agostinha” no Centro e começa o percurso pedestre “Rota do Atlântico”. A rota traçada vai permitir-te contemplar a beleza quer do espaço urbano, quer da natureza. Este percurso termina em Porto Novo. Se achares que dez quilómetros é muito vai, pelo menos, até Santa Rita. Temos a certeza de que não te vais arrepender!

Depois de uma pausa na praia de Santa Rita, é tempo de voltar para Santa Cruz. E com tanta caloria gasta, já está na hora do almoço. Petisca alguma coisa e aproveita a tarde para uma aula de surf. A água do mar pode ser fria, mas já diziam as nossas avós que “A água fria enrijece os ossos”.

 

As escolas de surf têm aulas para vários níveis, por isso, se não fores tão habilidoso como o Kelly Slater, não precisas de te preocupar. No fim, o que importa mesmo é a diversão - e essa é garantida.

Apostamos contigo que vais gostar da estadia por cá. E deixamos-te, desde já, um convite para regressares com data marcada: o Carnaval. É que estamos mesmo ao lado de Torres Vedras e, portanto, do “Carnaval mais português de Portugal”. Vemo-nos por cá em fevereiro?!

Pousada de Juventude de Santa Cruz

Preço por pessoa/noite: a partir de €11, com pequeno-almoço incluído.

(*) Este artigo foi escrito no âmbito da parceria entre o Jornalíssimo e as Pousadas de Juventude. Todas as terças publicamos um artigo sobre uma Pousada diferente.

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar