Dicas 03 janeiro 2017
Melgaço é uma vila pequena e pitoresca, com muito para fazer | Foto: D.R.

O Alto Minho tem aroma à sublime casta de vinho verde, o famoso Alvarinho. A beleza é tal que nem é preciso beber para ficar inebriado.

Melgaço fica situada no extremo noroeste de Portugal. É uma vila tipicamente minhota com uma localização privilegiada. Inserida numa região montanhosa e banhada pelo rio Minho, Melgaço tem encanto durante todo o ano. A somar à beleza natural e do património há, ainda, cartazes turísticos, como a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que traz visitantes de todo o país à vila no último fim-de-semana de abril.

Já em agosto, Melgaço multiplica a população, com a chegada de muitos habitantes emigrados e de turistas, que assistem ao Festival do Cinema ou à Festa da Cultura, com artesanato, livros, filmes, cultura, dança, diversão e música.

Acabaste de chegar a Melgaço? Aconselhamos-te que te dirijas ao moderno Centro de Estágios, onde há um Clube de Saúde e, se estiveres numa de relaxe, podes desfrutar de banhos vários e massagens.

 

A Pousada de Juventude fica mesmo ao lado. Mergulhada na natureza verde do Minho e nas margens do rio com o mesmo nome, oferece-te um ambiente de grande tranquilidade que vais certamente querer explorar num passeio a pé, após o ‘check-in’.

Para jantar, sugerimos-te uma visita à conhecida “Adega do Sossego”, onde a escolha pode ser bem complicada… As entradas, o naco, o bacalhau ou a lampreia (servida por encomenda) são de comer e chorar por mais. No final, tens ainda uma variedade de licores típicos da casa para provar (se tiveres mais de 18 anos, é claro).

De regresso à Pousada e depois de uma boa noite de sono, desfruta de um pequeno-almoço com vista para as árvores que abraçam a Pousada.

Aconselhamos-te a aproveitares a manhã para uma visita a uma das aldeias mais emblemáticas do Parque Nacional da Peneda-Gerês: Castro Laboreiro. É obrigatório levar máquina fotográfica! Esperam-te paisagens lindíssimas, um rio que surpreende com as suas cascatas e antigas pontes e um Castelo de onde se avistam terras de Espanha.

Em qualquer restaurante da aldeia que decidas almoçar, terás no cabrito e no bacalhau com broa escolhas certeiras.

Depois do almoço, podes seguir em direção a Lamas de Mouro e a iniciar um trilho pelas frescas matas florestais ou pelos tranquilizantes cursos de água. Antes do regresso a Melgaço, passa pelo Santuário da Nossa Senhora da Peneda. Este é mais um daqueles lugares que te deixará deslumbrado com a paisagem típica do Gerês.

Melgaço é uma cidade pequena, pitoresca, com vários pontos de interesse. Não conhecerás a vila se não visitares o Núcleo Museológico com o velho Castelo e a Torre de Menagem, as ruínas arqueológicas, o Espaço Memória e Fronteira, bem como o Museu do Cinema.

Uma referência na vila é, também, o Solar do Alvarinho, onde há provas de vinho, um bar e uma loja com fumeiro e artesanato da região. Perto do centro histórico fica a “Adega do Sabino”, um restaurante com pratos típicos e ambiente acolhedor onde podes jantar.

No dia seguinte, se achares que é calma a mais, o rio Minho oferece adrenalina q.b.. Há várias empresas de animação locais e podes marcar uma experiência radical, como rafting.

Em alternativa, faz o percurso pedestre com saída da Pousada de Juventude. Leva-te a passar mesmo ao lado do rio e das históricas pesqueiras e termina nas famosas Termas de Melgaço, situadas no Peso. A água destas Termas é conhecida e tem propriedades que a tornam indicada para quem tem problemas respiratórios, diabetes, afeções reumáticas e musculares.

Se és apreciador de vinho ou de fumeiro, fica a saber que há a possibilidade de fazeres a Rota dos Vinhos com os produtores locais. Podes, ainda, visitar uma quinta produtora de vinho e espumante Alvarinho, e acompanhar uma prova de um bom chouriço, presunto ou salpicão.

Como vês, em Melgaço há atividades para todos os gostos. O mais difícil pode ser escolher. Se não tiveres tempo para fazer tudo o que gostarias, a solução é simples: tens de voltar!

Pousada de Juventude de Melgaço

Preço por pessoa/noite: a partir de €11, com pequeno-almoço incluído.

(*) Este artigo foi escrito no âmbito da parceria entre o Jornalíssimo e as Pousadas de Juventude. Todas as terças publicamos um artigo sobre uma Pousada diferente.

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar