Dicas 30 maio 2017
A Pousada de Juventude da Areia Branca fica mesmo em cima da praia! | Foto: D.R.

Se já cheira a maresia é porque estás perto da Praia da Areia Branca, situada numa aldeia com o mesmo nome, no concelho da Lourinhã.

Para chegares à Pousada tens de descer a estrada principal. Sim, é mesmo o que estás a pensar… A localização é deslumbrante! A Pousada fica mesmo, mesmo em cima da praia, uma praia de areia branca, com bandeira azul e um enquadramento natural privilegiado, com imponentes arribas de um lado e do outro.

Se já chegaste à Pousada, olha bem à tua frente. Estás perante uma Reserva da Biosfera da Unesco: a Ilha da Berlenga. E à direita fica o Cabo Carvoeiro.

Depois do ‘check-in’ feito, aproveita para fazer o reconhecimento da zona. A Areia Branca não é grande, mas tem bares, cafés, minimercado, mercado municipal, geladaria, pizzaria e, claro, restaurantes com gastronomia típica local. Tens também à tua disposição o mini golfe, os campos de ténis e de futebol e a piscina do parque de campismo.

O que procuras é uma boa dose de adrenalina? Estás num bom sítio para ter umas aulas de surf (há duas escolas credenciadas por aqui) ou para enfrentares as ondas, se já estiveres bem à vontade com a prancha.

Se o dia estiver de sol, o conselho é para ires em frente, estenderes a toalha e desfrutares de um belo dia de praia. Verás que não é por acaso que esta praia é escolhida por tanta gente.

Estando a maré muito baixa, podes até caminhar a pé até uma das praias vizinhas: Vale de Frades ou Paimogo. Mas atenção: nada de aventuras porque estas são praias não vigiadas. Em Paimogo podes observar um Forte e, se fores até lá, tens à espera uma vista inesquecível sobre as arribas.

Estando o dia cinzento, não te preocupes. É um bom momento para fazeres uma caminhada. Por aqui há vários percursos pedestres. Um deles, o da ciclovia, vai levar-te mesmo até ao centro da Lourinhã.

Uma vez lá, recupera as energias saboreando os pastéis regionais com um nome familiar: as “areias brancas”. Na lojinha oficial das areias brancas, verás que as caixinhas têm a foto da Pousada de Juventude. É que foi no edifício da Pousada que elas começaram a ser confecionadas.

Na Lourinhã é impensável não visitar o Museu, que alberga a maior coleção ibérica (e uma das mais importantes a nível mundial) de fósseis de dinossauros do Jurássico Superior. Vale mesmo a pena. Fica a saber que este já foi considerado o “melhor pequeno Museu do Mundo”.

Seguidamente passeia pelas ruas que te levam á Igreja do Castelo, um monumento gótico da segunda metade do séc. XIV, com duas fases de construção, sendo a primeira atribuída a D. Jordan, 1º donatário da Lourinhã, e a segunda a D. Lourenço Vicente, Arcebispo de Braga. Outros locais de referência são a Igreja e o Convento de Santo António e a Santa Casa da Misericórdia.

À noite, de volta à Areia Branca, tens bares e discotecas para terminares o dia em grande.

Pousada de Juventude da Areia Branca
Preço: Desde 11€ por noite

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar