Dicas 07 junho 2017
O site tem 'n' recursos à tua disposição | Foto: D.R.

Um professor de Pombal, Vitor Nunes, fez um site, o matemática.pt, com ferramentas que te podem ajudar na disciplina.

O matemática.pt surgiu há cerca de três anos. Desde então, tem sido só somar. Vitor Nunes, professor de informática, o homem por detrás do site, introduz conteúdos novos regularmente.


 
Que conteúdos são esses? Muitos! Como é de matemática que falamos, vamos a números. Neste momento, ali encontras 1528 vídeos com explicações da matéria (autênticas aulas on-line), 2537 exercícios, 624 exames e 209 fichas.

Os exercícios estão todos resolvidos em formato vídeo. Essa foi uma preocupação do autor do site, pois, como nos transmite por telefone, "os alunos muitas vezes têm dúvidas e a maior parte dos nossos manuais tem as soluções no final, mas não mostra como chegar a elas".

A base de dados com exames nacionais é consistente. Vitor Nunes reuniu os enunciados das provas desde 2008 até 2016 e apresenta, para cada um, a respetiva proposta de resolução (escrita e em vídeo).

Tens, ainda, disponíveis, um número considerável de testes intermédios, realizados entre 2005 e 2014, que podem ser uma excelente forma de ires praticando os exercícios e consolidando a matéria que dás nas aulas.

Falta-nos falar das fichas de trabalho com exercícios práticos. Estão disponíveis para alunos do 9º ao 12º ano e divididas por temas, facilitando assim a escolha da matéria pretendida.

Mas há mais. Todos os dias, o site coloca-te um desafio matemático para pores os teus conhecimentos à prova. Diariamente, também, encontras ali uma citação, uma pergunta, um termo e uma imagem diferentes. Todos relacionados com a disciplina, naturalmente.

A citação de hoje, por exemplo, pertence a um matemático húngaro, Paul Erdős. Às vezes surgem citações de portugueses, como uma de Gomes Teixeira que mostra como a matemática pode ser um prazer: "Um trabalho matemático é, para quem o sabe ler, o mesmo que um trecho musical para quem o sabe ouvir, um quadro para quem o sabe ver, uma ode para quem a sabe sentir."

Vitor Nunes, o autor do matematica.pt (a página do Facebook tem o mesmo nome do site) entende bem o que é sentir a disciplina da forma como o ilustre matemático portuense a descreve. É um apaixonado por matemática desde miúdo, apesar de ter seguido informática, outra paixão antiga, nascida das horas a ver filmes de ficção científica.

O matemática.pt é uma forma de juntar as suas duas áreas de eleição. O site foi o tema do Mestrado em Tecnologias Digitais, que concluiu há três anos na Universidade de Lisboa. "Quis perceber de que forma as tecnologias informáticas poderiam ajudar a combater o insucesso escolar", revela.

A avaliar pelos números, o matematica.pt dá uma ajuda. Por dia, o site é consultado já por cerca de 5000 utilizadores e Vitor Nunes recebe questões de vários alunos, a que responde sempre que tem disponibilidade. 

O site é mais vocacionado para alunos do 9º ao 12º (apesar de ter conteúdos para outros anos de escolaridade). Os anos em que se foca mais são, para o professor, aqueles "em que os alunos têm mais dificuldades e em que existe mais procura", justifica.

Confessa que é também esta a parte da matéria de que mais gosta e que considera ser "mais desafiante". Conta, ainda, que quando tem dúvidas pede ajuda aos professores de matemática do Agrupamento de Escolas de Soure, onde leciona.

E tu, tens dúvidas?

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar