Educação 07 dezembro 2016
O objetivo é despertar-te para a solidariedade e o voluntariado | Foto: AMI

As candidaturas ao concurso da AMI "Linka-te aos outros" terminam a 6 de janeiro.

Para concorrer, tens de ser estudante do 3º Ciclo do Ensino Básico ou do Secundário, ter o apoio de um professor e de alguns colegas.

O que a AMI (Amnistia Médica Internacional) te pede é que apresentes um projeto de voluntariado que ajude a resolver algum problema que detetes à tua volta.

Rosário Castro, Diretora do Departamento de Imagem e Sensibilização da AMI, recorda que as propostas podem destinar-se a ajudar pessoas, "mas também a natureza e animais".

As propostas que a AMI julgar "mais consistentes" (cinco no máximo) serão financiadas a 90%, com um montante que pode chegar aos €2000. Ou seja, 10% do orçamento que for apresentado terá de ser conseguido pela equipa candidata (junto de empresas, instituições, comunidade local).

Como vês, a candidatura implica um grande trabalho de preparação. E falta pouco menos de um mês para o prazo terminar, a 6 de janeiro de 2017.

Podes aproveitar as férias para, juntamente com os teus colegas, responderes ao que é exigido na ficha de candidatura: além do orçamento, tens de traçar objetivos gerais e específicos, resultados esperados, calendarizar as várias etapas de implementação do projeto, antever o impacto que terá, analisar a sua visibilidade.

Com o "Linka-te aos outros", a AMI fomenta nos estudantes o que são os seus valores próprios valores enquanto organização - valores de entreajuda, de ajuda ao próximo.

Rosário Castro julga que o concurso é uma boa forma de "despertar os jovens para questões de solidariedade e voluntariado, levá-los a estarem atentos à realidade que os rodeia e a desenvolver capacidades de cidadania ativa".

Esta é já a 7ª edição do concurso. Nas anteriores, esta dirigente da AMI notou um elevado número de candidaturas destinadas ao apoio aos idosos e a colegas de escola mais desfavorecidos.

No ano passado, os projetos de intervenção social escolhidos foram apresentados por: Agrupamento de Escolas da Lousã- Escola Secundária da Lousã  ("Pintar sonhos" - decoração de quartos de crianças de famílias desfavorecidas para melhorar as suas condições de conforto, harmonia e estabilidade); Escola Básica 2, 3 Ferreira de Castro, Mem Martins ("Crescer Solidário" - angariação de bens para família carenciadas do agrupamento de escolas vencedor), Escola Secundária- 3º ciclo- Entroncamento ("Melhorar a qualidade de vida visando uma maior integração na vida escolar"- centrado na ajuda a duas irmãs de uma família carenciada, alunas da escola); Colégio Miramar de Lagoa-Santo Isidoro ("Enlaça-me" - com vista à criação de laços entre diferentes faixas etárias para partilha de saberes e vivências) e Escola Básica Integrada da Quinta do Conde ("Casa dos Sonhos" - reabilitação de uma comunidade de inserção de mulheres em situações de vida desfavoráveis).

A AMI tem como missão, desde 1984, "Ajudar o ser Humano. Não importa quando, como e onde".

Os resultados desta 7ª edição serão conhecidos a 1 de fevereiro de 2017.

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar