Pelo quinto ano consecutivo vem aí a operação ‘7 Dias com os Media’

Organiza-te e, de 3 a 9 de maio, realiza uma atividade em torno dos media.

A operação ‘7 Dias com os Media’ começa a 3 de maio e não é por acaso. Esse é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A data de arranque desta iniciativa, promovida a nível nacional, pelo Grupo Informal de Literacia Mediática, é assim simbólica.

Sem liberdade de imprensa não há liberdade de expressão, nem liberdade de escolha. A imprensa é, no entanto, apenas uma das vertentes em foco nesta “operação” que se realiza desde 2013.

O objetivo é que, ao longo de uma semana (ou mesmo de todo o mesmo de maio), grupos de alunos, professores, escolas, bibliotecas, empresas, autarquias, universidades ou empresas promovam atividades que permitam refletir sobre os media e sobre o papel que eles desempenham nas nossas vidas e na sociedade.

A imprensa e o jornalismo podem ser abordados, mas a organização sugere muitos outros tópicos para explorar, como por exemplo: os riscos dos velhos e dos novos media; os desafios que hoje se colocam à liberdade de expressão e de publicação; as novas e sofisticadas formas de controlo e vigilância, as responsabilidades da cidadania perante a comunicação mediática são apontados no site da iniciativa.

Um dos principais objetivos desta iniciativa é a promoção da literacia mediática.

Ou seja?!

O nosso mundo gira cada vez mais à volta dos media e da informação. Desde que acordamos até que nos deitamos temos contacto com um sem número de informações através dos mais diversos meios de comunicação e suportes tecnológicos: da rádio ao telemóvel, dos jornais às redes sociais, da televisão ao tablet…

Estamos tão habituados às formas pelas quais a informação chega até nós e através das quais nos expressamos que, por vezes, nos esquecemos de refletir sobre elas e sobre as nossas práticas mediáticas.

Mas esse é um exercício importante. Afinal, os diferentes media moldam a nossa forma de ver o mundo, a perceção que cada um tem da realidade.

É por isso que, nos últimos anos, se fala cada vez mais em Educação para os Media ou Literacia Mediática. De uma forma simples esta é a capacidade de aceder, analisar, avaliar, criar e atuar usando os diferentes media.

Esta literacia é considerada fundamental no século XXI, precisamente devido à omnipresença dos media nas nossas vidas.

A literacia mediática implica sempre um olhar crítico sobre as mensagens que nos chegam e os meios através das quais elas nos chegam. Implica saber, por exemplo, que os media não refletem mas representam a realidade, que as mensagens veiculadas obedecem às caraterísticas do meio através do qual são transmitidas, que os media respondem muitas vezes a interesses comerciais.

Podes explorar mais esta área no Portal da Literacia Mediática. Os conhecimentos neste âmbito permitem formar cidadãos mais informados, críticos e participativos o que se reflete na qualidade da Democracia.

Voltando aos ‘7 Dias com os Media’, se quiseres juntar-te à iniciativa vai ao site oficial e regista a tua atividade. Já estão algumas registadas. Tens de dar um título à atividade, resumi-la, elencar os objetivos, o contexto e o público-alvo.

Se estiveres sem ideias consulta as atividades realizadas nos anos anteriores.

Uma dica: a Associação Unificar (tem página no Facebook) está à procura de voluntários para dinamizarem o workshop ‘Como lês o Mundo’, que ajuda justamente a promover a literacia mediática e pode muito bem ser desenvolvida no âmbito dos ‘7 Dias com os Media’.

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.