Dicas 28 abril 2016
A informática é um curso com grande empregabilidade e mulheres procuram-se | Foto: Cambodia4kids.org/Beth Kanter/Creative Commons

Eventos, hashtags, sites, recursos on-line para quem adora tecnologia, informática, programação.

EVENTOS:

Só este fim-de-semana tens dois imperdíveis: 

1) 30 de abril: Women Techmakers

Esta iniciativa tem o apoio da Google, que pretende chamar mais elementos do género feminino para o Google Developers Group. Entre as 15 e as 20 horas, no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, várias oradoras vão falar de programação, robótica, "debater e dinamizar a comunidade de mulheres ligadas a empresas e projetos de algum modo relacionado com as várias áreas da tecnologia", conta Catarina Simões, da Last2Ticket, que também organiza o evento. 

A entrada é grátis, tens apenas que fazer uma pré-inscrição. 

2) 30 de abril: 33º Portugal Girl Geek Dinner Porto #PGGD33

O evento decorre entre as 10 e 30 e as 14 horas, na Bit | Sonae e é especial porque marca o 6º aniversário dos Girl Geek Dinner (GGD) em Portugal e porque celebra, também, o dia internacional 'Girls in ICT'. 

Como podes ler no site oficial, a ideia é "num ambiente relaxado e informal proporcionar um ambiente para networking e ao mesmo tempo ouvir uma ou duas apresentações dedicadas a um tema tecnológico ou de negócio". Desta vez, as oradoras serão Isabel Paiva de Sousa, com a comunicação "Felicidade no Trabalho - o que depende de mim?" e Sabina Martins, "IT4IT". 

A entrada é livre, mas a pré-inscrição obrigatória.

3) 15 a 23 de outubro: Code Week

Este ano, Portugal vai receber mais uma 'Code Week - Semana Europeia da Programação'. No âmbito deste programa, vários voluntários promovem a programação informática e a literacia informática de uma forma divertida. A ideia foi lançada por jovens e realiza-se em mais de 36 países. Visita a página em português e segue o grupo Code Week Portugal no Facebook. 

4) 7 a 10 de novembro: Web Summit

A 'Web Summit' é um evento de referência a nível de tecnologia, empreendedorismo e inovação na Europa. Para teres uma ideia, esperam-se mais de 40 mil participantes e haverá mais de meia centena de oradores. Visita o site oficial do evento.

SITES: 

5) eSkills for Jobs' 2015-2016 

Encontras uma série de notícias, vídeos, oportunidades de formação na área tecnológica.

Trata-se de um programa da União Europeia que, em Portugal, é coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Objetivo? "Sensibilizar os cidadãos para a oportunidade que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) representam ao nível da empregabilidade". 

 6) ITU Girls in ICT Portal

Neste site podes encontrar uma série de informação que te pode ser de grande utilidade. Na secção 'ICT Studies and Careers', instituições académicas e governamentais, empresas e organizações colocam oportunidades de formação, estágios, prémios e emprego nesta área em todo o mundo. Podes filtrar a pesquisa por área geográfica ou pelo tipo de oferta que procuras.

Já no separador 'Get Inspired' encontras informação sobre diferentes carreiras nesta área e testemunhos de outras mulheres que a escolheram como profissão. Tens, ainda, vídeos "inspiradores" e uma lista de links úteis neste campo, por exemplo, de sites onde encontras informação e cursos para aprenderes programação informática. 

Este portal foi criado pela ITU - 'International Telecommunication Union' (União Internacional de Telecomunicações) -, uma agência das Nações Unidas especializada em tecnologias de informação e comunicação, que em 2010 estabeleceu a quarta quinta de abril como o 'Dia Internacional das Mulheres na Tecnologia' para incentivar jovens do sexo feminino a seguirem uma carreira no campo das TIC. 

FERRAMENTAS PARA APRENDER A PROGRAMAR

Os sites que te indicamos em seguida foram sugeridos pela da engenheira informática Vânia Gonçalves, que trouxe os 'Girl Geek Dinners' para Portugal, na entrevista que deu ao JORNALÍSSIMO e que podes ler aqui: "Faz todo o sentido encorajar jovens raparigas para as TIC".

7) Scratch

É um projeto do 'Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab', grátis, que "ajuda os jovens a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar de forma colaborativa".

8) Tynker

Oferece cursos pagos de programação e 'Minecraft Modding' para crianças e jovens dos 7 aos 14 anos, em inglês. 

9) CoderDojo

O CoderDojo é um movimento fundado na Irlanda, de âmbito internacional. Por todo o mundo, programadores voluntários oferecem-se para ensinar crianças e jovens entre os 7 e os 17 anos. Podes procurar o núcleo mais próximo de ti no site. 

Em Portugal encontras núcleos em Abrantes, no Alentejo, em Braga, em Santa Maria da Feira, em Lisboa, nos Açores, no Porto e em Vila do Conde. 

10) Learn IT, Girl 

Juntar mulheres que queiram ensinar a programar (on-line) a outras mulheres que queiram aprender é o objetivo desta plataforma de mentoria. 

HASHTAGS

10+1) Se gostas deste mundo, há três hashtags que te podem abrir portas para informação do teu interesse. A saber: #ptgirlgeek (do Portugal Girl Geek Dinner), #GirlsDigital e #Womenintech. 

A PROPÓSITO, JÁ LESTE ESTAS 10 CURIOSIDADES SOBRE AS MULHERES NA TECNOLOGIA

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar