Surreal 18 novembro 2015
Adivinhas qual o emoji mais usado nos E.U.A. e no Reino Unido? | Foto: Oxford Dictionaries

A propósito, sabes onde e quando surgiram os 'emoji'? Ou será 'emojis'?

Os dicionários Oxford escolhem todos os anos a "palavra do ano". E, se dúvidas houvesse de que os nossos dias são cada vez mais dominados pela tecnologia, as escolhas da "palavra do ano" confirmam-no.

Depois de 'selfie' já ter sido a vencedora em 2013, foi a vez de a 'Oxford Dictionaires' surprender o mundo ao escolher como"palavra do ano" não uma palavra, mas um pictograma. Um 'emoji', para sermos precisos.

Pelo título deste artigo já deves ter adivinhado qual. Este, pois:

 

A editora especifica o seu nome oficial: "rosto com lágrimas de alegria" e o júri que tomou a decisão justificou-a assim: "é a 'palavra' que melhor reflete o ethos, o clima e as preocupações de 2015". Será?

Entre as palavras finalistas, havia várias ligadas a tecnologias, mas também termos como "refugiado". Confere as palavras que o emoji derrotou:

 

No comunicado em que anuncia a palavra vencedora, a Oxford explica que, apesar de serem usados desde os finais de 1990, foi neste ano de 2015 que se assistiu a um enorme crescimento do uso destas figurinhas, bem como da própria palavra 'emoji'. E nada como um dicionário para esclarecer uma dúvida que assalta muitas pessoas: o plural de 'emoji' leva, ou não, 's'? Está correto das duas maneiras. 

A editora pediu mesmo a uma empresa de tecnologias móveis que estudasse a frequência do uso dos 'emoji' mais populares em Inglaterra e nos Estados Unidos. 

Assim se ficou a saber que 20% de todos os 'emoji' usados no Reino Unido em 2015 são "rostos com lágrimas de alegria" e que essa percentagem desce para 17% nos E.U.A.. Sendo que, em 2014, esses valores eram de apenas 4 e 9%, respetivamente. 

Já que é de palavras que se trata, vejamos, então, segundo o dicionário em causa, qual é a definição de 'emoji': "um 'emoji' é uma pequena imagem digital ou ícone usado para expressar uma ideia ou emoção na comunicação eletrónica". 

COMO SURGIRAM OS 'EMOJI'?

A palavra nasceu no Japão, nos anos 90, e foi "exportada" para o resto do mundo. O criador desta linguagem visual de que nos apropriamos todos os dias foi Shigetaka Kurita e o nome é o resultado da soma de duas palavras japonesas: 'e' (imagem) + 'moji' (personagem) = 'emoji' (pictograma). Segundo o site 'techtudo.com', o primeiro 'emoji' foi um coração. 

Já conheces o teclado que ao lado de cada letra e número tem um 'emoji' diferente para facilitar o uso destes pictogramas? Lê e vê a invenção da 'emojiworks' aqui

E qual é a diferença entre 'emoji' e 'emoticons'? Tens a resposta neste artigo, onde te contamos o que são e como surgiram os 'emoticons'.

A Porto Editora também escolhe a "palavra do ano". A votação de 2015 ainda está a decorrer. Podes votar no endereço www.palavradoano.pt. Em 2014, a escolhida foi "corrupção".  

No YouTube há imensa gente que se diverte a tentar imitar 'emoji'. Para nós, esta menina ganha o prémio de melhor emoji real...

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar