Surreal 06 setembro 2016
Só maiores de 18 anos podem participar | Foto: Nascondino World Championship/Facebook

Realizou-se esta semana em Itália e os franceses sagraram-se campeões mundiais.

Podem inventar os jogos que quiserem - de tabuleiro, eletrónicos, de realidade virtual. O jogo das escondidas será sempre o jogo das escondidas. Imune a modas, é provavelmente um dos mais antigos jogos do mundo, que passa de geração em geração e não conhece fronteiras (em espanhol chama-se 'Escondite', em inglês 'Hide and Seek', em italiano 'Nascondino'). 

Tudo isto não é novidade para ninguém. Novidade pode ser a existência de um Campeonato Mundial do Jogo das Escondidas - que, ainda assim, de novo tem pouco, já que esta semana teve lugar a oitava edição

No total, foram 64 as equipas (com cinco jogadores cada) participantes no evento que decorreu durante dois dias no norte de Itália, em Consonno, uma aldeia fantasma criada para ser a "Las Vegas italiana", mas hoje totalmente abandonada. 

Começou por haver quatro rondas, cada qual com 16 participantes (um de cada equipa) que tinham de esconder-se, sendo que a procurá-los estavam, nada mais, nada menos, do que jogadores de futebol americano profissionais (um para cada 16 jogadores).

Os participantes tinham um minuto para se esconderem (valia tudo: técnicas de camuflagem, contorcionismo, escalada...) e o objetivo era regressarem ao ponto de partida (uma espécie de 'pouffe' gigante) antes de serem apanhados pela pessoa que os procurava. Se fossem apanhados, ficavam sem pontos. Já quem conseguia chegar ao 'pouffe', ganhava 16 pontos se fosse o primeiro, 15 se fosse o segundo e por aí adiante. 

A pontuação final das equipas resultou da soma do desempenho de cada um dos seus membros nas várias rondas. Este ano, foi uma equipa francesa a fazer a festa e a receber o "ouro": uma folha de figueira, deixando para trás equipas italianas, suíças, belgas e norte-americanas. Portugal não teve ninguém a representar as cores do

Ainda não dissemos mas este é um campeonato muito "verde". Além do prémio a imitar origem vegetal, a competição desenrola-se no meio da natureza (apesar de serem introduzidos alguns possíveis esconderijos artificiais) e as equipas participantes (que pagam 125 euros para se inscreverem) acampam mesmo ao lado do recinto do jogo. 

Sendo um jogo de crianças, aqui a participação só esteve aberta a maiores de idade. Justificação? "Competir com crianças ia ser muito difícil, são os melhores a jogar às escondidas", disse a organização.  

Enquanto o vídeo com imagens deste ano não sai, vê alguns momentos do campeonato do ano passado.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar