Surreal 25 abril 2017
No a no passado, houve 64 equipas participantes | Fotos: Nascondino World Championship e Luca Nebuloni/Creative Commons (foto de Consonno)

As inscrições abrem em maio e a oitava edição do campeonato decorre em Itália, em setembro.

'Escondite' em espanhol, 'Hide and Seek' em inglês, 'nascondino' em italiano. O jogo das escondidinhas não conhece fronteiras, é imune a modas e é, provavelmente, o mais antigo jogo do mundo. Desde 2011, o jogo tem também um Campeonato Mundial - o Nascondino World Championship -, inicialmente organizado por uma revista italiana, de Bergamo, a CTRL Magazine, que quis, deste modo, valorizar o jogo universal.

O Campeonato tem vindo a crescer todos os anos. No ano passado, contou com 64 equipas, 320 participantes. O vencedor da folha de figueira (símbolo do escondimento) em ouro foi a equipa francesa, atual detentora do título mundial.

Equipa portuguesa procura-se!

Portugal não teve ainda nenhuma equipa inscrita no evento e a organização gostaria que a estreia portuguesa acontecesse este ano: "Esperamos que a equipa portuguesa deixe de esconder-se", transmite bem-humorado Giorgio Moratti, da comissão organizadora.

O evento decorre entre os dias 8 e 10 de setembro em Consonno, uma cidade fantasma que foi construída nos anos 60 para ser a 'Las Vegas italiana' mo norte do país, perto de Milão, e que ficou abandonada cinco anos depois na sequência de um deslizamento de terras.

Como funciona o jogo?

Aqui o jogo, como já se percebeu, funciona por equipas. Cada equipa (haverá 80 em competição) é composta por cinco elementos e há uma equipa de "procuradores" neutra, composta por jogadores de rugby.

Os participantes têm um minuto para se esconder da forma que entenderem (vale tudo: camuflagem, contorcionismo, escalada...) e o objetivo é conseguirem regressar ao ponto de partida (uma espécie de 'pouffe' gigante) durante os cinco minutos seguintes, sem serem apanhados.

Quem for apanhado fica sem pontos, já quem conseguir chegar ao 'pouffe' ganha 20 pontos se for o primeiro, 19 se for o segundo e por aí fora.

São realizadas várias rondas, sendo que em cada uma participa um membro de cada equipa (20 jogadores no total por ronda, portanto). A pontuação final das equipas resulta da soma de cada um dos seus membros nas várias rondas. As cinco melhores terão direito a disputar a final, onde será encontrada a equipa vencedora, que levará para casa a 'Foglia di Fico d'Oro 2017'.

O que é preciso para participar?

Sendo um jogo de crianças, aqui a participação só está aberta a maiores de idade. Justificação? "Competir com crianças ia ser muito difícil, são os melhores a jogar às escondidas", diz a organização. Além da idade, os requisitos são ser atlético (ou ter uma pequena dose de loucura) e muita vontade de jogar e divertir-se como uma criança.

A competição desenrola-se no meio da natureza (onde são introduzidos alguns esconderijos artificiais) e as equipas participantes (que pagam 125 euros para se inscreverem) acampam mesmo ao lado do recinto do jogo.


 
Em paralelo com o Campeonato decorrerá o Festival 'MuSeek', com concertos escondidos em vários locais da cidade fantasma construída nos anos 60 e de que restam uma série de edifícios kitsch em ruína.

Como inscrever uma equipa?

As inscrições podem ser efetuadas a partir do dia 15 de maio no site www.nascondinoworldchampionship.com e a informação relativa ao campeonato vai sendo publicada na página do 'Nascondino World Championship' no Facebook. É também possível contactar a organização do Campeonato através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar