Surreal 31 maio 2017
Celebrações do Dia do Donut nos E.U.A. | Foto: Salvation Army USA West e Wikimedia Commons

Desde 1938 que os Estados Unidos celebram o Dia Nacional do Donut na primeira sexta de junho.

Publicamos este artigo na categoria "Surreal", mas não seria descabido colocá-lo na secção "História".

Se na primeira sexta-feira de junho os norte-americanos celebram o Dia Nacional do Doughnut (ou, abreviando, simplesmente Donut) é por causa de um importante acontecimento mundial.

Em abril deste ano, fez cem anos que o Congresso dos Estados Unidos aprovou a participação do país na I Grande Guerra.

Até então, os E.U.A. tinham tentado manter-se relativamente neutros face ao conflito que eclodiu na Europa em julho de 1914.

 

Em 1917, os Estados Unidos entraram militarmente no conflito, do lado dos países Aliados contra o Império Alemão, enviando para a Europa a Força Expedicionária Americana.

Estarás a perguntar-te "mas o que tem isto a ver com o Dia Nacional do Donut?!". Vamos então a essa parte.  

Depois da ida dos soldados americanos para a Europa, o Exército de Salvação - uma instituição de ajuda humanitária que teve origem em Inglaterra no final do século XIX, mas que rapidamente se estendeu para outros países - enviou 250 voluntárias para França, com o intuito de dar apoio aos soldados norte-americanos na frente de guerra, em trabalhos de cozinha, lavandaria e serviços postais.

As voluntárias decidiram fazer mais do que apenas saciar a fome aos soldados. Pensaram como levar-lhes um sabor familiar e que, pelo paladar, lhes permitiria "viajar" até casa, lhes poderia dar alento para lutar na frente de guerra.

Em tempos de escassez determinada pela guerra, havia apenas ingredientes básicos à disposição, como farinha, açúcar e óleo. Com eles, as voluntárias decidiram fazer essas argolas doces que fazem parte do imaginário norte-americano. 

Os donuts levantaram a moral das tropas e tiveram um papel tão importante que as voluntárias ficariam conhecidas como "Donut lassies" ou "Donut Dollies".

 

Em 1938, viviam os Estados Unidos um duro período de recessão, voluntários do Exército de Salvação de Chicago decidiram fazer um 'Donut Day' para homenagear as "Donut Dollies" e levantar a moral dos moradores.

O evento foi um sucesso e, a partir daí, começou a ser celebrado todos os anos, já não só em Chicago, mas em todo o país.

Hoje, claro, muitas lojas de donuts juntam-se à festa e oferecem donuts gratuitamente aos clientes, numa campanha de marketing, mas não foi comercial a origem da festa.

Uma curiosidade: os donuts foram introduzidos na América por imigrantes irlandeses, por volta de 1800. Chamavam-se na altura 'olykoeks', ou seja, bolos oleosos.

Esta sexta é por isso um bom dia para saborear donuts, mas não exageres! Lembra-te que cada um tem, em média, 400 calorias.

E, já agora, sabias que a expressão 'Keep Calm' também está relacionada com uma Grande Guerra. Descobre tudo neste artigo.

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar