Tecnologia 28 novembro 2016
Um todo-o-terreno que se monta e desmonta | Foto: OX Global Vehicle Trust/Website

O OX foi pensado para facilitar o transporte em África e tem assinatura do autor do McLaren F1.

Nos países em desenvolvimento, o carro está longe de ser um bem comum. A mobilidade é difícil pela falta de transportes e de infraestruturas rodoviárias de qualidade.

Foi a pensar na realidade destes países, especialmente os africanos, que o ex-designer de carros Formula 1 (nomeadamente do McLaren F1), o engenheiro automóvel Gordon Murray, concebeu este OX.

O OX é uma espécie de todo-o-terreno, que se pode comprar todo dobrado, com instruções para ser montado, como um móvel do IKEA. Neste caso, são precisas três pessoas e cerca de 12 horas para transformar o conteúdo da caixa num todo-o-terreno

Apesar de o veículo poder ser adquirido já montado (custa entre 10 a 15 mil dólares), a particularidade de poder ser comprado em peças facilita o seu transporte até locais mais remotos.

Tendo em conta o fim a que se destina, o OX foi pensado para poder circular em estradas acidentadas e enfrentar as elevadas temperaturas africanas.

Gordon Murray foi desafiado para este projeto pelo empresário, filantropo e ex-piloto Sir Torquil Norman.

O OX consegue ser simultaneamente leve e robusto e adaptar-se tanto ao transporte de pessoas como de mercadorias.

Poderá ajudar as comunidades mais isoladas em tarefas cruciais do dia-a-dia, como ir buscar água potável para consumo doméstico ou levar as crianças à escola. Mas poderá, também, ser de grande utilidade para a deslocação de equipas de emergência a locais menos acessíveis.

Podes saber mais sobre este todo-o-terreno e consultar as caraterísticas técnicas no site oficial do 'OX Global Vehicle Trust'.

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar