Curiosidades 01 janeiro 2015
Lava Mae: um autocarro com chuveiros para sem-abrigo

Em São Francisco, há um autocarro com casas-de-banho, a pensar na dignidade dos sem-abrigo.

Para quem não tem casa, tomar banho pode ser um verdadeiro luxo. A Lava Mae, uma associação sem fins lucrativos, acha que o acesso à água e a condições sanitárias tem de ser um direito e imaginou uma forma fácil de proporcionar higiene aos sem-abrigo de São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos.

A Associação adquiriu um antigo autocarro público, dotou-o de duas casas-de-banho e pô-lo de novo em circulação. As paragens são agora junto dos sem-abrigo de São Francisco, mais de sete mil pessoas que, até aqui, dispunham de apenas cerca de 13 casas-de-banho, nas poucas instituições que lhes dão apoio na cidade.

O ser uma estrutura móvel facilita o contacto com os sem-abrigo dispersos por toda a cidade e evita os elevados custos de aluguer.

Além de água quente, o autocarro fornece shampoo, sabonete e toalhas. O propósito da Associação vai para lá do banho: é um modo de ajudar quem faz da rua casa a recuperar a dignidade, a redescobrir o gosto por uma vida íntegra.

O êxito do projeto foi tal que a Google já apadrinhou o autocarro com 100 mil dólares e a Lava Mae já foi contactada por dezenas de cidades em todo o mundo, como Singapura e São Paulo, que desejam replicar a ideia.

Para responder a tantos pedidos, a associação acabou por criar um guia para ajudar outras entidades interessadas a dar os primeiros passos no que pretendem que venha a ser uma "mobile revolution" à escala global.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar