Dicas 22 outubro 2015
Os Media Digitais estão em alta no Porto | Foto: Luís Barbosa/FuturePlaces 2015

O 'FuturePlaces' decorre até sábado à noite. Se estás pelo Porto ainda vais a tempo de te ligar ao futuro.

O programa parece caótico à primeira vista: mistura "sensores de 'hacking' agrícola", versões pop de 'abstracts' de teses académicas, aulas de tai-chi, concertos de teremim (ainda bem que vem explicado o que é: "um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico"), laboratórios de "Open Business Design", entre muitas outras coisas algo estranhas.

Ouvindo quem está na organização do evento, tudo começa a fazer sentido: "O FuturePlaces é uma forma divertida de olhar para o universo tecnológico e tentar simplificá-lo", sintetiza Fátima São Simão.

Esse objetivo concretiza-se através de oficinas (muitas, variadas e gratuitas), concertos (que assumem sempre um caráter de grande interação com o público), exposições, performances (bastante malucas algumas), videojogos, 'hacking'.

 

A decorrer em vários espaços da cidade do Porto até este sábado, dia 24 (o arranque foi na última terça, 20), o 'FuturePlaces' tem já uma história considerável. Começou em 2008 como um 'Festival de Media Digitais'. Em 2013 passou a chamar-se 'Medialab' apenas, respondendo a uma vontade de torná-lo mais num processo, que se prolonga durante todo o ano, e menos num evento isolado.

Com o 'FuturePlaces', as entidades organizadoras - a Universidade do Porto, em parceria com a Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), no âmbito do programa UTAustin-Portugal - pretende pôr estudantes de mestrado e doutoramento na área dos 'Media Digitais' a comunicarem as suas investigações à comunidade.

Fátima São Simão, uma das coordenadoras do evento (o curador é Heitor Alvelos), realça o facto de no 'FuturePlaces' se tentarem explicar as tecnologias de uma forma que permita o "empoderamento das culturas locais", abordando-se "não apenas a parte técnica, mas também a parte crítica, tentando perceber de que forma as tecnologias podem contribuir para a vida das pessoas".

Se a filosofia do evento te despertou curiosidade consulta o programa, disponível aqui, para aproveitares estes dois últimos dias de "viagem ao futuro".

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar