As espetaculares Torres Humanas de Tarragona

Terminou ontem o grande concurso de ‘Castells’, com 42 grupos a formarem torres de seis a dez andares.

Há duas palavras catalãs que é importante conhecer para entender esta notícia. ‘Castells’ são torres humanas, ‘colles castellers’ são os grupos que formam e treinam para formarem os ‘castells’.

 

Os ‘castells’ são uma tradição da cidade catalã de Tarragona e têm o carimbo de Património Imaterial da Humanidade concedido pela UNESCO.

De dois em dois anos, a Câmara Municipal da cidade organiza um grande concurso, o ‘Concurs de Castells’, em que participam os melhores ‘colles castellers’. O último terminou ontem, depois de três dias de competição, em que 42 ‘colles’ tentaram mostrar as suas melhores “construções humanas”.

 

A assistir ao concurso, na antiga Praça de Touros da cidade, estão sempre milhares de pessoas, que pagam bilhete para ver uma tradição popular que conta já com muitos anos de história e tem a particularidade de juntar ‘castellers’ de todas as idades e de ambos os géneros.

Cada ‘colle’ dispõe de cinco oportunidades para erguer os melhores castelos humanos, sendo que, para a classificação final, contam as três melhores prestações. Os pontos são atribuídos em função do grau de dificuldade das construções. Algumas chegam a ter dez andares e a alcançar os 25-30 metros de altura!

 

Pensa-se que a história desta tradição cultural remonta já ao século XV, mas só há documentos sobre os ‘castells’ desde 1801, ano em que se realizaram durante uma festa religiosa.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *