Tecnologia 02 julho 2015
Imagens positivas de África tomaram conta do Twitter | Foto: Twitter

Má, acham os jovens africanos. A 'hashtag' #TheAfricaTheMediaNeverShowsYou quer dar outra imagem do continente.

Antes de continuares a ler este artigo, lançamos-te um desafio: fecha os olhos e pensa em África. Que imagens te vieram à cabeça?

É provável que tenhas pensado em crises humanitárias, guerras civis, catástrofes naturais.

Muitas das imagens que criamos dos sítios são construídas a partir das notícias que vemos nos diversos meios-de-comunicação social.

Jovens africanos a viver no continente ou noutras partes do mundo fartaram-se das imagens estereotipadas que se criaram sobre a sua terra de origem.

Para mostrar que África é muito mais do que o que normalmente faz notícia sobre o continente, decidiram criar a 'hashtag' #TheAfricaTheMediaNeverShowsYou. (Se quiseres perceber melhor o que são e como funcionam as 'hashtags', tens todas as explicações neste artigo.)

Segundo o site fusion.net, numa semana houve mais de 42 mil 'tweets' e 'retweets' sobre essa outra África que não aparece tanto. O melhor é veres tu mesmo o resultado. Surgem imagens fabulosas de paisagens naturais, monumentos, gente com pinta, moda colorida, arte, tradições locais, diversidade.

Uma das dinamizadoras da 'hashtag' foi Diana Salah (@lunarnomad) que contou àquele site as razões do seu envolvimento nesta campanha por uma imagem positiva do continente africano: "Cresci a ver imagens negativas da terra onde nasci, que dão uma imagem desoladora do continente", desabafa.    

Será que uma campanha destas nas redes sociais tem força para combater estereótipos construídos ao longo de décadas pelos 'media' de massas?

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar