Tecnologia 23 janeiro 2015
Apresentação do novo sistema operativo Windows 10 | Foto: The Official Microsoft Blog

O novo sistema operativo da Microsoft vai estar disponível este ano. Tem muitas novidades, mas também recupera ferramentas antigas.

Os sistemas operativos são, mais ou menos, como os seres vivos: evoluem, adaptam-se ao mundo que os rodeia, de modo a irem ao encontro das necessidades de quem os utiliza. Embora ainda não se saiba a data exata em que o novo sistema estará disponível, há uma garantia: a atualização será grátis para quem tenha o Windows 7 e 8.1 durante o primeiro ano.

Eis as principais novidades:

Olá, eu sou a Cortana: com o novo sistema operativo chega, também, uma assistente vocal pessoal. A Cortana já é familiar para os utilizadores do Windows Phone. Agora, passa a "trabalhar", também, nos computadores e tablets. Podes pedir-lhe ajuda, dialogando com ela através da voz, solicitando, por exemplo, a localização de um determinado documento ou fotografia, o envio de um email, auxílio para navegar na internet.

cortana

Aplicações iguais para toda a "família": as aplicações do Windows passarão a funcionar em todos os dispositivos, independentemente de se tratar de um computador, tablet, telemóvel ou, até, da Xbox One. Vai ser possível, por exemplo, editar um texto em word no telemóvel. E quem diz Word, diz Excel ou PowerPoint.

Um sucessor para o Explorer: o novo navegador do Windows chama-se Project Spartan e vai ser um aliado do utilizador que tem saudades de uma caneta ou um lápis. Com ele, será possível tomar notas, sublinhar ou fazer desenhos em páginas da internet; adicionar textos a uma lista que permitirá lê-los mais tarde, mesmo offline.

Jogar sem televisão: o ecrã lá de casa já não tem o exclusivo dos jogos. Com o Windows 10, aceder aos jogos da consola Xbox One a partir de um computador e telemóvel passa a ser realidade. Os jogadores poderão defrontar outros on-line e fazer vídeos dos próprios jogos para partilhar nas redes sociais.

O menu dos menus está de volta: o Windows tem, de novo, um menu "iniciar", cuja falta foi muito sentida pelos utilizadores do Windows 8. Mas, também ele, apresenta cara lavada. Tem, nomeadamente, um espaço para pesquisa incorporado e possibilidade de ser personalizado.

Mais nítido é impossível: ainda no campo dos videojogos, o DirectX 12 promete imagens de jogos um 50% mais realísticas do que as que até aqui os jogadores experimentaram.

Olhar para a realidade virtual: o visor Hololens é um dos protagonistas do novo sistema, permitindo ver hologramas, jogos e muitas outras coisas, como videochamadas pelo skype. Constituído por lentes e um hardware vanguardista, o Hololens não precisa, sequer, de estar conectado a um computador ou telefone. Ele próprio é um computador.

realidade-virtual

Transições mais cómodas: para os aparelhos 2 em 1, como o Microsoft Surface, a melhoria consiste numa facilidade em alternar entre o uso como computador, através do teclado e do rato e o do tablet, através do toque. A transição é imediatamente detetada pela máquina e o modo é automaticamente adaptado.

Uma super tv: esta inovação foi pensada sobretudo para as empresas e promete revolucionar as reuniões. Chama-se Surface Hub e é uma televisão Ultra HD, que tem câmaras de vídeo e sensores incorporados, microfones, conectividade wireless e ecrã tátil. A partir de qualquer aparelho, os participantes da reunião, independentemente do local onde estão, podem partilhar e editar conteúdos, facilitando o trabalho em equipa.

super-tv

Dás-nos uma ajuda? Se fores um informático em potência ou um expert em novas tecnologias, a Microsoft faz-te um convite, ao permitir que integres o Windows Insider Program, testando o novo sistema operativo, tentando encontrar falhas e dando sugestões. Podes fazê-lo aqui: https://insider.windows.com/.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar