5G: uma geração revolucionária

Imaginas-te a fazer o download de dezenas de filmes em meia-dúzia de segundos? A quinta geração de telemóveis promete.

Ainda está em fase de gestação e só deverá nascer para o mundo em 2020, mas a quinta geração de telemóveis já dá muito que falar. 

O site de tecnologia britânico V3.co.uk, acaba de noticiar que o 5G Innovation Centre, da Universidade de Surrey, conseguiu atingir uma velocidade de um terabyte por segundo, o equivalente a 1024 gigabytes.

O que é que isso significa em termos práticos? Que será possível, por exemplo, fazer o download de 100 filmes em cerca de três segundos. 

Estes foram os resultados em laboratório, não se sabe se os investigadores da universidade britânica vão conseguir esta proeza em tempo real.

Uma coisa é certa: há muitas outras equipas a trabalhar na nova tecnologia, algumas já com resultados comprovados, e a 5G será centenas de vezes mais rápida que a atual 4G. 

Ao diário espanhol ABC, um especialista em 5G da Samsung, Håkan Andersson, dá bem a dimensão do que a nova rede vai significar, ao dizer que “não está feita para conectar pessoas, mas sim para conectar todas as coisas” – de carros a maquinaria pesada, passando por redes elétricas, dispositivos médicos. 

Na área da saúde, elucida, a velocidade da 5G permitirá, por exemplo, “ajudar comunidades remotas que não dispõem de um hospital avançado”, no sentido em que “tudo se tornará muito mais móvel”. 

Até 2020, vamos ter que continuar a sonhar. 

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.