Marcelo aos jovens: “Admiro a vossa capacidade de reagir”
O Presidente deixou uma palavra especial aos jovens na segunda renovação do estado de emergência.
Na quinta-feira passada, 16 de abril, o Presidente da República voltou a falar ao país para comunicar a renovação do estado de emergência (pela segunda vez e, provavelmente, a última) por mais quinze dias, até às 24 horas do dia 2 de maio.
No balanço do que foi feito desde que, a 19 de março, decretou pela primeira vez este regime especial devido ao surto de Covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa mencionou – entre outros objetivos cumpridos – o quadro que foi possível definir para “este fim acidentado de ano letivo”, acrescentando que ele “não (é) o ideal, mas o possível na situação que vivemos”.
Mais à frente, ao minuto 6’40 deixou uma palavra especial aos “mais jovens dos jovens, de quem poucos falam: admiro a vossa capacidade de reagir ao maior e para muitos mais incompreensível choque da vossa vida”, disse.
Além dos jovens, o Presidente endereçou, ainda, uma mensagem especial aos mais velhos e aos autarcas.
Podes ouvir o discurso completo, com uma duração de 12 minutos e 31 segundos, no site da Presidência da República.
O Presidente justificou a renovação do estado de emergência pela necessidade de dar ao governo tempo para preparar “a abertura gradual da sociedade e da economia” e para criar nos cidadãos portugueses “segurança e confiança” para que possam sair de casa no início de maio.