Educação 07 junho 2017
Escolher um curso pode ser uma decisão difícil | Foto: Shocking Wonder/Creative Commons

Vê aqui três sites que te podem ajudar a escolher a melhor opção para ti.

Se já vês o fim do Secundário no horizonte e ainda não te decidiste sobre o rumo a tomar, não desesperes. Não és o único! Esta é uma decisão muito importante, com um grande peso na tua vida e é, por isso, normal que te surjam dúvidas sobre que universidade escolher, que curso, que profissão.

Em seguida apresentamos-te três sites que existem precisamente com o intuito de te auxiliar nesta tarefa. Vê, um a um, de que forma podes tirar partido das facilidades que te oferecem.

1) Direção-Geral do Ensino Superior - Área Estudantes

O 'site' deste serviço do Ministério da Educação e Ciência tem uma ferramenta que te pode ser de grande utilidade - um Assistente de Escolha de Curso.

Para acederes a ele começa por selecionar a opção "Sou futuro estudante". Depois clica em "Pesquisa de Cursos e Instituições" e surgem-te várias possibilidades de pesquisa.

Se ainda não sabes qual o curso que queres, podes escrever qual a "Área" de estudo do teu interesse e qual o tipo de ensino que pretendes frequentar (politécnico ou universitário), o tipo de curso (licenciatura, mestrado integrado, curso técnico superior profissional, etc.) e o motor de busca devolve-te os cursos existentes em Portugal que vão ao encontro dessas opções.

Se quiseres filtrar mais a pesquisa, podes ainda: inserir o "Distrito" em que queres estudar e escolher o "Tipo de Estabelecimento" (só cursos do ensino superior público, privado ou público Militar e Policial).

Também podes escolher o curso que queres fazer e ver em que universidades ele está disponível.

Além de tudo isto, aqui encontras guias de acesso ao ensino superior público e privado, bem como informação sobre pré-requisitos.

Nesta secção, "Futuro estudante" tens ainda à disposição notícias e uma série de outras informações que te podem interessar, por exemplo, sobre bolsas de estudo e empréstimos bancários a estudantes.

2) Portal Infocursos - Dados e Estatísticas de Cursos Superiores

Este 'site' foi criado pelo Ministério da Educação e Ciência para que possas ter acesso a dados e estatísticas sobre os vários cursos superiores que tens à disposição em Portugal.

A primeira coisa que tens a fazer é selecionares a opção "Escolher Curso" e, aí, inserir o estabelecimento de ensino em que o curso cujos dados queres consultar é lecionado (Instituto Politécnico, Universidade, Escola Superior, etc.), selecionar a Faculdade e, depois, o curso em questão.

Feita a escolha, são-te apresentados vários gráficos, onde podes saber como os estudantes ingressaram no curso (se foi a 1ª ou a 2ª opção, se foi por mudança de curso...); o percentil dos alunos que entraram pelas notas que obtiveram nas provas de ingresso; a distribuição por sexo, idade e nacionalidade e a taxa de desemprego dos estudantes que se diplomaram nesse curso, entre outros dados.

Se, logo na página inicial, selecionares "Estatísticas Nacionais" ficas com um panorama do Ensino Superior em Portugal. É apresentada uma série de gráficos que indicam a distribuição por idade e por sexo dos alunos inscritos ou as classificações finais dos diplomados.

3) Design the Future

Este site foi lançado em junho de 2015 pela Associação Better Future e a Fundação Vodafone. Apresenta-se como uma "plataforma de exploração vocacional com vídeos e reportagens sobre as diversas opções formativas".

Aqui, tens à disposição vários vídeos, cada um protagonizado por um profissional diferente. Figuras conhecidas ou pessoas anónimas falam, em gravações de poucos minutos, sobre a sua profissão. Há dezenas de testemunhos gravados em variadíssimas áreas.

Neste site podes ficar a conhecer profissões que talvez nem imaginas que existem e, quem sabe, alguma pode ser, sem saberes, a profissão dos teus sonhos. Para chegares aos testemunhos deves selecionar uma área profissional pré-definida e, para cada uma, ser-te-á apresentada uma lista de profissões, cada uma com o testemunho de um profissional.

Marcelo Rebelo de Sousa, por exemplo, fala da vida de professor universitário, Joana Vasconcelos conta como é fazer da veia criativa profissão. Há, também, muitos profissionais desconhecidos do grande público a transmitirem a sua experiência em determinada carreira - de uma maquilhadora a um polícia, de uma nutricionista a um diretor de departamento de redes sociais.

Para terminar, recordamos-te um ditado do filósofo chinês Confúcio: "Escolhe um trabalho de que gostes e não terás de trabalhar nem um dia da tua vida".

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar