Carta de condução: aos 16 ou aos 18 anos?

Têm entre 13 e 19 anos e a esmagadora maioria partilha a mesma opinião. Conduzir só aos…

18 Anos. A maioria concorda com a lei em vigor ao Portugal que estabelece os 18 anos como a idade mínima para se poder tirar a carta de condução. Aliás, como acontece na maioria dos países.

Mas há também quem gostasse que Portugal fosse, nesta matéria, igual a países como os Estados Unidos ou o Canadá, onde não é preciso ter 18 para carregar no acelerador.

Vê e lê, a seguir ao vídeo, os fundamentos de uns e de outros. 

Ana Margarida, 15 anos: “Eu acho que a carta para maiores de idade é o que deve ser porque, por mais fixe que seja chegar à escola de carro no Secundário, não é seguro. Já há tantos acidentes na estrada, acho que as pessoas não precisam de mais acidentes. Além disso, acho que também é preciso pensar nos pais dessas pessoas. Eu vou tirar a carta de moto para o ano, por exemplo, mas não posso deixar de pensar que os meus pais vão ficar super preocupados sempre que eu sair à rua! Na realidade, acho que era mais seguro se só pudéssemos tirar a carta depois dos 21 anos”.

Ashley Dews, 15 anos: “Acho mesmo que devia ser aos 16 anos, porque acho que já temos maturidade para isso. Há muita gente que anda de moto e é mais perigoso”.

Gonçalo, 13 anos: “Era bom que fosse aos 16 anos, porque assim não tínhamos que ter sempre os nossos pais a irem-nos buscar e a levar-nos a sítios. Poupava-se tempo e dinheiro, no gasóleo. Se formos responsáveis acho que nos portamos bem com o carro”.

André Pereira, 13 anos: “Acho que devia ser aos 18, porque aos 16 acho que ainda somos muito imaturos e aos 18 anos já temos mais maturidade e já pensamos mais nas consequências do que fazemos”.

Hélder, 14 anos: “Na minha opinião, é preferível tirar-se a carta aos 18, porque aos 16 anos uma pessoa ainda não sabe muito bem o que quer da vida e aos 18 já podemos tomar as nossas próprias decisões”.

Laura, 19 anos: “Acho bem que só se possa tirar a carta aos 18 anos porque já temos uma certa maturidade, somos mais velhos, temos mais responsabilidade. Isto apesar de eu achar que a idade não define a maturidade, mas acho que aos 18 anos é uma idade mais indicada para se tirar a carta”.

Bárbara, 17 anos: “Só aos 18 porque tem-se mais maturidade. Aos 16 ainda é muito cedo para se ter a noção do que se está a fazer”.

Ricardo, 17 anos: “Acho bem que seja aos 18 anos porque também é quando as pessoas têm mais tempo, muitas delas já acabaram a escola e acho que é mais seguro assim”.

Luís, 17 anos: “Aos 18 anos temos mais responsabilidade e maturidade. Acho que está bem como está”.

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.