Quantas pessoas falam português no mundo?
Em que locais o português é mais falado? Conhece alguns dados revelados no Novo Atlas da Língua Portuguesa.
O reitor do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa tem publicado obras que nos ajudam a situar a língua portuguesa no contexto mundial.
Em 2012, Luís Reto lançou a obra “Potencial Económico da Língua Portuguesa”, onde revela dados bem curiosos, como estes:
– Os 8 países de língua oficial portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) ocupam, juntos, 7,25% da superfície terrestre (continental), ou seja, 10,8 milhões de quilómetros quadrados;
– Os falantes de português representam 3,7% da população mundial e detêm aproximadamente 4% da riqueza;
– O português é a quarta língua mais falada no mundo, como língua materna, regista uma elevada taxa de crescimento na Internet, na produção de artigos científicos e no número de pessoas a aprenderem-na como segunda língua.
Ontem, Luís Reto deu mais um livro de referência ao português, editado pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
O “Novo Atlas da Língua Portuguesa“, que o reitor do ISCTE escreveu em conjunto com outros dois professores daquela instituição- Fernando Luís Machado e José Paulo Esperança -, foi ontem apresentado e revela dados que nos permitem ficar a conhecer melhor a língua que falamos.
Aqui não se trata de conhecer a língua no sentido gramatical. O português é visto a partir dos pontos de vista da demografia, da geografia, da mobilidade, das finanças, do comércio. Espreita o Índice aqui.
Eis 6 curiosidades avançadas pelo Novo Atlas da Língua Portuguesa:
– Em 2015 havia 263 milhões de falantes de português;
– O português é a 4ª língua mais falada, em seguida ao mandarim, ao espanhol e ao inglês;
– Na Internet ocupa o 5ª posto, tendo à sua frente, além das três línguas referidas no ponto anterior, também o árabe;
– No Facebook fica em 3º lugar, depois do inglês e do espanhol;
– Em 2050, este número deverá aumentar para quase 390 milhões e, em 2100, estima-se que aproximadamente 490 milhões de pessoas falem a língua portuguesa;
– Se as previsões demográficas da ONU estiverem certas, num horizonte não muito longínquo, em 2100, haverá mais pessoas a falar português em África do que no Brasil;
O livro tem 270 páginas, muitas delas preenchidas com ilustrações, mapas e gráficos. Apresenta, ainda, pequenos textos da autoria de escritores dos oito países de língua portuguesa.
Sabias que?
Este ano comemoram-se os 20 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).