O que é um ano-luz?

A unidade de medida é usada em Astronomia para indicar a distância (gigantesca) dos objetos no Espaço.

O que é que conhecemos que se desloca a maior velocidade? Disseste luz? Nem mais: 300 mil quilómetros por segundo no espaço vazio, uma rapidez alucinante, difícil de imaginar.
Por as distâncias no Universo serem enormes, a Astronomia serviu-se da luz para criar uma unidade de medida de comprimento (e não de tempo, como às vezes erradamente se pensa).
Um ano-luz (ou ‘ly’, a sigla em inglês) é a distância que a luz pode percorrer num ano. Em quilómetros, o ano-luz equivale a um daqueles números difíceis de ler: 9 460 000 000 000 quilómetros.
Para teres uma melhor noção da distância em questão, talvez pensar numa escala mais pequena ajude. A Lua, por exemplo, está a 1,25 segundos-luz da Terra (394 mil quilómetros) e o Sol a oito minutos-luz de nós (150 milhões de quilómetros).
Imaginar que a estrela que está mais próxima da Terra – a Alpha Centauri – fica a 4,3 anos-luz de distância dá a ideia da imensidão do Universo em que estamos metidos e provoca um misto de arrepio e fascínio.
Isto para já não falarmos nos 1400 anos-luz a que se encontra o Kepler-452b, o planeta acabado de ser descoberto pela NASA, semelhante à Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *