Há hoje quase 600 equipas de Quidditch em 40 países.

Quidditch muda de nome e passa a Quadball

O desporto que saltou da ficção para a realidade afasta-se de J. K. Rowling e das suas posições contra a comunidade transgénero.

Não há fã de Harry Potter que não conheça o Quidditch, esse desporto tão apreciado pela comunidade de mágicos na saga do célebre feiticeiro, em que os praticantes jogam voando sobre vassouras mágicas.

Em 2005, alguém teve a ideia de tirar a modalidade do universo da ficção e dar-lhe asas no mundo real, com as devidas adaptações.

Hoje há quase 600 equipas de Quidditch em, pelo menos, 40 países. Portugal chegou a ter uma, a QPt – Quidditch Portugal, que tem uma página no Facebook, desatualizada desde janeiro de 2018.

Quadball, de quadrilátero

No entanto, lá fora, o desporto continua a dar cartas. E de que maneira! Desde 2012 que, de dois em dois anos, há um campeonato mundial de Quidditch. E há pouco mais de um mês, no dia 25 de julho, um jogo da modalidade foi pela primeira vez transmitido em direto pela televisão nos Estados Unidos.

Esta projeção televisiva aconteceu poucos dias após a organização responsável por este desporto nos Estados Unidos, a US Quidditch e a Major League Quidditch, terem decidido alterar o nome à modalidade.

O novo nome do Quidditsch é Quadball, de quadrilátero, numa alusão tanto ao número de bolas, quanto ao número de posições desta modalidade (no mundo real). E o nome do organismo e da Liga também se alteraram: para US Quadball (USQ) e Major League Quadball (MLQ), respetivamente.

Duas razões para a mudança de nome

A mudança de nome, conforme explicado no site da US Quadball, teve duas razões. Por um lado, os organismos pretenderam distanciar-se da autora de Harry Potter, J. K. Rowling, pelas posições discriminatórias para com pessoas transgénero que esta tem vindo a assumir nas redes sociais.

Posições e comentários esses que – lembra também a organização norte-americana – já foram criticados pelos três principais atores dos filmes de Harry Potter.

A outra questão que a organização menciona, em segundo lugar, prende-se com o facto de o nome Quidditch ser propriedade da Warner Bros, a empresa que adaptou a saga ao cinema.

Ao contrário do que acontecia com o Quidditch, a USQ e a MLQ são os donos da marca registada Quadball, nos Estados Unidos. O que, segundo a co-comissária da MLQ, traz novas oportunidades ao desporto: “vai permitir que as nossas organizações dêem o próximo passo”, disse.

Foto: Muggle Quidditch in Vancouver/Creative Commons

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *