Nada de cordas. Hannold conta apenas com pés e mãos para não cair.

Youtube: o arrepiante vídeo do escalador sem cordas

Em 2011, o realizador Peter Mortimer filmou Alex Honnold a subir sem corda uma vertiginosa rocha em Yosemite.

Há trilhos verticais que os amantes de escalada conhecem bem. “The Phoenix” é um deles, “Freerider” é outro. Os dois caminhos ficam nos Estados Unidos, em Yosemite. O primeiro tem 40 metros, o segundo quase 1000. Apesar de o segundo ser bem mais longo, o primeiro é muito mais difícil de escalar, assegura quem sabe.

Alex Honnold trata por tu quer “The Phoenix”, quer “Freerider”. O norte-americano de 37 anos – que começou a escalar com apenas cinco – foi, em 2017, filmado a subir “Freerider” para o documentário “Free Solo”, onde se conta o percurso de vida deste atleta que parece ter nascido com ventosas nas mãos e nos pés.

É apenas com eles (mãos e pés) – e com rigorosamente mais nada – que Hannold conta para se aventurar a escalar imponentes rochas, daquelas que causam vertigens só de olhar ao longe.       

Graças às proezas de Alex Hannold, e ao trabalho dos realizadores Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, “Free Solo” ganhou o Óscar de Melhor Documentário em 2019. E o nome do escalador sem rede saltou para as bocas do mundo.

O vídeo que agora foi disponibilizado no Youtube é anterior ao que fez furor nas salas de cinema. Foi gravado em 2011, por outro realizador, Peter Mortimer, mas mostra Hannold a escalar o tal caminho que, não sendo o mais longo, tem um grau de dificuldade muito superior ao que se vê em Free Solo.

O jornalista Óscar Gorgoza, que escreveu no jornal espanhol “El País” sobre este vídeo agora disponível no Youtube para quem o quiser ver, tem razão ao rotulá-lo como um “filme de terror”. Vê-lo é tal e qual como Gorgoza descreve: “não é por saber que acaba bem que deixa de dar cabo dos nervos ao espectador”.

Vai uma aposta?

Foto: YouTube

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.