Quem Somos

Joana Fillol é a pessoa por detrás do Jornalíssimo. Cresceu em Chaves, a ver o Caderno Diário na RTP, um magazine de informação para crianças, que lhe alargou horizontes e despertou o interesse pela informação.

É licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra. Durante o curso, esteve na Universidade Complutense de Madrid, onde estudou seis meses ao abrigo do programa Erasmus, e na Libera Università Maria Ss. Assunta (LUMSA), em Roma, onde também esteve durante um semestre como free mover.

É jornalista profissional há onze anos. A redação do Porto da Visão foi o local onde passou mais tempo, entre 2004 e 2014, escrevendo para a revista e respetivas extensões de marca, como a Visão Júnior.

Antes, tinha feito estágio na RTP Informação e trabalhado na parte de programação da NTV.

O gosto de trabalhar com os mais novos, a falta de espaços de informação dirigidos a jovens e o interesse pela Cidadania levaram-na a idealizar um projeto a pensar neste público.

Para estudar a ligação entre os jovens e as notícias e explorar o campo da Educação para os Media, começou em 2013 a tirar o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, agora temporariamente interrompido, mas onde o Jornalíssimo começou a ganhar forma.