Animais 14 junho 2017
Uma linha ao serviço do teu animal | Foto: s.scott/Creative Commons

Há um número a que podes recorrer a qualquer hora do dia. É o da Linha Saúde Animal 24.

Conheces o serviço "Saúde 24", da Direção Geral de Saúde? A linha Saúde Animal 24 é inspirada nele. Aqui, em vez de se prestar auxílio por telefone a humanos, presta-se auxílio a animais de estimação (e cavalos, e animais exóticos).

Pensando bem, também se presta auxílio a humanos: os donos dos animais. Mas as informações prestadas são apenas sobre o cão, o gato, o cavalo, a tartaruga ou a iguana lá de casa.

Do lado de lá da linha Saúde Animal 24 está sempre um enfermeiro veterinário. E sempre é mesmo sempre - o serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Carolina Rebelo, a veterinária de 33 anos que teve a ideia de fundar esta linha, explica que, ao contrário da "Saúde 24", a "Saúde Animal 24" não presta apoio só na área da saúde: "damos apoio também em aspetos relacionados com o comportamento animal, a nutrição ou as viagens", diz por telefone ao Jornalíssimo.

Em relação a questões de saúde, Carolina frisa: "o objetivo não é dar consultas por telefone". O que o enfermeiro veterinário que atende faz é dar um conselho às pessoas que recorrem ao serviço.

Podes, por exemplo, detetar um sintoma estranho no teu animal e não saberes se deves ou não levá-lo ao veterinário. Se ligares para a linha vais ter a opinião de um profissional que, no caso de achar que o animal precisa de ser observado por um médico, te vai indicar os hospitais veterinários da tua zona de residência.

Nesta altura em que as temperaturas sobem, há muita gente a recorrer à Linha a perguntar como tratar os animais quando está muito calor, conta Carolina.

Com a proximidade das férias, muitos donos telefonam, ainda, para saber como podem melhor a viagem dos bichos. E há também quem ligue para encontrar um local onde deixar o melhor amigo durante as férias, na impossibilidade de o levar consigo. A Linha Saúde Animal 24 não decide por ninguém, mas dá informações sobre várias possibilidades e leva o dono a compreender qual a opção (hotel, petsitting...) que mais se adequa ao comportamento do animal que têm em casa.

Desde o dia 7 de dezembro, quando arrancou este serviço, já foram recebidas cerca de 8500 chamadas, a maioria das quais, relacionadas com casos de saúde animal.

Usufruir do serviço tem o custo de €0,60 por chamada mais IVA. Quem liga é atendido por uma gravação que regista o número e depois basta aguardar alguns segundos até que a Linha de telefone de volta e ouças a voz do enfermeiro veterinário do outro lado. O preço é sempre o mesmo independentemente da duração da chamada.

Só falta mesmo deixar o número - 760 450 911 -  e o link para o site.

Deixamos-te com uma reportagem sobre a Linha feita pelo Porto Canal, onde podes espreitar os "bastidores" do serviço.

LÊ TAMBÉM: Vais de férias e não sabes onde deixar o teu animal de estimação?

e-max.it: your social media marketing partner
Escrito por Jornalissimo
Voltar