Em Faro, com um olho no mar e outro no prato

A capital de distrito do Algarve tem praias, história, um Parque Natural único e boa gastronomia.

A Pousada de Juventude de Faro fica junto ao Jardim da Alameda, no edifício do IPDJ. Entra e, em jeito de aperitivo para o que te espera, senta-te um pouco no terraço a apreciar a vista para o Parque Natural da Ria Formosa.

Da Pousada ao centro da cidade ou à zona histórica são uns 15 minutos a pé. Ir até lá é um bom ponto de partida para os teus dias de descanso.

A Sé Catedral, situada na zona histórica de Vila-Adentro, é ponto de paragem obrigatório. Foi erguida no local de uma Igreja do século XIII e de uma antiga mesquita muçulmana. Vale a pena subires à Torre para observares os inúmeros ninhos de cegonhas nos telhados dos edifícios circundantes.

Em seguida, faz uma visita ao Museu Municipal de Faro, instalado no Convento de Nossa Senhora da Assunção. Ali esperam-te descobertas arqueológicas romanas e medievais, bem como diversas coleções de arte.

Na zona antiga de Faro, entre as muralhas, deixa-te depois perder pelas ruas empedradas e descobre outros belos edifícios que aqui se situam, como o que alberga a Câmara Municipal da cidade.

Passa depois por baixo do Arco da Vila e passeia pela simpática zona junto à marina. Daí até à Rua de Santo António, a principal rua comercial de Faro, é um pulinho. Vai até à pastelaria ‘Gardy’, um clássico por estas bandas. Senta-te na esplanada a tomar o pulso à cidade e aproveita para provares um doce típico algarvio. Um bolinho de massapão ou um Dom Rodrigo caem sempre bem.

Se o calor apertar e não aguentares esperar mais por sentir a areia fina das praias algarvias nos pés e a água morna no corpo, faz-te à estrada. Ou ao mar. A praia fica a cerca de nove quilómetros da Pousada. A cada quinze minutos há autocarros, mas também barcos, para ires até lá.

Uma boa opção são as praias das ilhas, inseridas no Parque Natural da Ria Formosa – a praia de Faro, a ilha do Farol, a ilha da Culatra, a ilha da Armona e a ilha Deserta, de que com certeza já ouviste falar.

Para uma “onda” diferente, compra bilhete e entra numa das embarcações que levam os turistas a ter uma outra perspetiva do Parque Natural, refúgio de uma grande diversidade de aves e criaturas marinhas.

Podes, também, fazer um dos vários percursos pedestres ou alugar uma bicicleta e explorar o Parque sobre rodas. 

Quando a fome apertar, à mesa, o sentido é só um. Ou dois vá! Peixe e marisco por aqui são reis. Tens as cataplanas, as caldeiradas, os carapaus alimados, o xarém, a tradicional sardinha assada, as deliciosas amêijoas e conquilhas.

Não deixes de pedir sobremesa. Uma torta de amêndoa, de laranja, de figo, um morgadinho, um dom rodrigo outra vez… Entre os frutos, há os que dão sabor a licores ou aguardantes, como o medronho da serra e amêndoa amarga.

É escusado dizer que uma noite só vai saber-te a pouco. Feito este aparte, resta deseja-te uma boa estadia por terras algarvias.

Pousada de Juventude de Faro
Preço: Desde €10 por noite

(*) Este artigo foi escrito no âmbito da parceria entre o Jornalíssimo e as Pousadas de Juventude. Todas as terças publicamos um artigo sobre uma Pousada diferente.

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.